Desenvolvimento Agrário e Incra promovem mutirões de documentação no Piauí
Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, cinco municípios do Território Vale do Guaribas (PI) vão receber o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). No evento, as mulheres poderão ter acesso gratuito a documentos como Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira de Pescador (a). Também serão prestados serviços previdenciários, como encaminhamentos de aposentadoria.
Os atendimentos serão realizados de 8h às 18h, nas sedes dos sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios visitados. De acordo com a programação, os municípios que recebem o mutirão na primeira etapa de 2011 são: Campo Grande, Alegrete, Francisco Macedo, Vila Nova e Padre Marcos.
O objetivo da ação é estimular e promover a autonomia das mulheres do campo. Criado em 2004, o PNDTR permite que a população do meio rural tenha acesso a políticas públicas e ao cumprimento de seus direitos constitucionais.
Os trabalhos são realizados sob coordenação da Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia (Aegre) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Os mutirões de documentação são executados pelas Delegacias Federais do MDA e pelas Superintendências Regionais do Incra, e com parceria do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Delegacia Regional do Trabalho, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Receita Federal, prefeituras, sindicatos rurais, igrejas, fóruns e movimentos sociais ligados às trabalhadoras rurais.
Fonte:
Incra
16/02/2011 21:08
Artigos Relacionados
Desenvolvimento Agrário e Incra promovem mutirão de documentação na região serrana do RJ
Desenvolvimento Agrário promove novos mutirões de documentação em regiões atingidas pela chuva em PB
Ministério e Incra promovem mutirão de documentação em Bagé (RS)
Desenvolvimento Agrário entrega 4 mil documentos emitidos em mutirões em 2010
Desenvolvimento Agrário e Incra debatem planejamento anual
Mutirões de documentação chegam a comunidades de Roraima