Dia do Pajador entra no calendário cultural do Estado
A Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de lei do deputado João Luiz (PDT) instituindo o dia estadual do Pajador. “É uma homenagem a essa vertente da arte nativista que nasceu na região missioneira e se consolidou em todo o Estado através da performance legendária de Jayme Caetano Braun” exaltou o deputado. O deputado João Luiz acrescentou que esta é uma homenagem a todos os gaúchos no momento que transcorre mais uma Semana Farroupilha. João Luiz é autor da emenda constitucional nº 11 que em 1995 tornou oficial o feriado farroupilha de 20 de Setembro.
A pajada tem o formato de versos improvisados em décimas que são estrofes reconhecidas a mais de quatrocentos anos, tendo surgido na Espanha através dos versos de Vicente Espinel.
A Argentina e o Uruguai já consagraram uma data para reverenciar as pajadas. Na Argentina foi escolhido o dia 23 de julho como o Dia do Pajador. O Uruguai comemora o Dia do Pajador em 24 de agosto. “O Rio Grande do Sul é o berço nacional da pajada e carecia de uma data para dedicar a essa arte”, justifica o deputado João Luiz. No Encontro Internacional de Pajadores, realizado junto ao Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria foi recomendado o dia 30 de janeiro, data do nascimento do nosso pajador maior, Jayme Caetano Braun, como o Dia do Pajador Gaúcho.
09/19/2001
Artigos Relacionados
Dia do Pajador já está no calendário do Estado
Metrô: Programa Ação Cultural exibe calendário de atrações do mês de abril
Confira o calendário de vacinas no Estado de São Paulo
Conheça o calendário de vacinas no Estado de São Paulo
Confira o calendário de vacinas no Estado de São Paulo
Calendário destaca turismo étnico no Estado