Dia Mundial da Alimentação é comemorado no Planalto



As celebrações sobre o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, foram iniciadas na terça-feira (1), no Palácio do Planalto. Neste ano, o tema escolhido para celebrar a data foi "Pessoas saudáveis dependem de sistemas alimentares saudáveis". O objetivo do evento foi reforçar o pacto do Governo Federal no combate à fome.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil já atingiu as Metas do Milênio para o combate à fome. O relatório revela que entre 1992 e 2013 o número de brasileiros que passam fome caiu de 22,8 milhões para 13,6 milhões, uma diminuição de 40%.

Os dados apresentam uma redução de 54,3% no número de brasileiros subnutridos nos últimos 20 anos, de 15% para 6,9% da população. Por enquanto, o Brasil e mais 37 países atingiram a meta.

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, afirmou que a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar são fatores complementares para eliminar a fome.

“São coisas que andam de mãos dadas. Temos que afirmar que fornecemos subsídios para a agricultura familiar brasileira. Nós temos que dar continuidade a este debate que visa à segurança alimentar do Brasil”, assegurou o ministro.

O presidente da FAO, José Graziano, também mencionou o assunto e ressaltou que 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. “A agricultura familiar tem um papel muito importante para o fim da fome no mundo. É um segmento da agricultura que produz uma variedade muito grande de alimentos e é, certamente, um aliado da FAO no enfrentamento desse problema”, garantiu.

Programa de Aquisição de Alimentos

Um dos principais programas do Governo Federal no combate à fome, o PAA, que integra as ações do Plano Brasil sem Miséria, permitiu a compra de mais de 3 milhões de toneladas de produtos da agricultura familiar nos últimos 10 anos. O projeto é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

“O mesmo recurso fortalece um seguimento importante para o desenvolvimento rural, que é a agricultura familiar, ao mesmo tempo em que abastece as necessidades do estado”, afirmou o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos.

Segundo Campos, a principal conquista do programa foi a mudança no comportamento do Estado brasileiro, que não conseguia utilizar a compra pública como um instrumento de desenvolvimento da agricultura familiar.

Em junho deste ano, o governo federal anunciou novidades em relação ao PAA. Para a safra 2013/2014 foram disponibilizados mais de R$ 1,3 bilhão. No período, serão priorizados os produtos orgânicos, agroecológicos ou da sociobiodiversidade. Também serão favorecidas as organizações de produtores com 50% de fornecedores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Fonte:
Portal Brasil



02/10/2013 14:34


Artigos Relacionados


Pedro Simon: Dia Mundial da Alimentação ainda é Dia Mundial da Fome

Dia Mundial do Refugiado é comemorado com feira cultural no RJ

Saúde: Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado no Iamspe

Dia Mundial do Idoso é comemorado com atividades durante todo o mês

Dia Mundial do Braile é comemorado nesta quarta-feira (4)

Neste sábado (5) de maio será comemorado o dia mundial de higiene das mãos