Dia Nacional do Livro Infantil terá campanha contra racismo literário
A comemoração deste ano do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) será complementada com a campanha “Por uma infância sem racismo”, que promoverá ações de valorização da literatura infanto-juvenil afro-brasileira e indígena.
Ao longo do dia, o blog da campanha divulgará artigos de especialistas no tema e informações sobre livros e livrarias onde obras do gênero podem ser encontradas. No twitter, o @unicefbrasil também divulgará notícias e realizará sorteio de livros.
Nos últimos 20 anos, vários livros foram lançados para estimular crianças e adolescentes a aprender o valor das diferenças étnico-raciais. São obras e referências que, cada vez mais, contribuem para o desenvolvimento psicossocial e cultural de meninas e meninos no País.
Por meio da leitura, crianças reinterpretam a realidade, aprendem novos valores e entram em contato com a sua própria cultura. O direito a conhecer e a ouvir múltiplas histórias amplia suas perspectivas e aprendizados, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais igualitária.
A campanha “Por uma infância sem racismo” é promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e parceiros para alertar a sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência. Baseada na ideia de ação em rede, a campanha convida pessoas, organizações e governos a garantir direitos de cada criança e adolescente no Brasil.
Fonte:
Sedh
18/04/2011 17:12
Artigos Relacionados
Bahia terá campanha contra trabalho infantil durante o Carnaval
Saúde: Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil começa amanhã
Saúde: Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil começa no próximo sábado
Campanha contra armas será política de Estado e terá dia nacional de mobilização
Campanha contra o racismo vai até o dia 13
Cultura prorroga campanha contra racismo