Diário Oficial traz plano de desenvolvimento sustentável para o Xingu



Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22) o decreto que institui o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu — lançado oficialmente no dia 14 deste mês. 

O plano reúne ações propostas pela sociedade local – líderes indígenas e religiosos, agricultores, comerciantes, cientistas e organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente – e leva em consideração os impactos causados pela construção da Usina de Belo Monte.

Entre as ações sugeridas estão a regularização fundiária, a inclusão social e o fomento a atividades econômicas.

A intenção é conciliar o crescimento econômico da Amazônia com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. A área de abrangência compreende os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu, no Pará.

O orçamento previsto para  a execução do plano é de R$ 500 milhões. Há ainda a previsão de investimento de mais de R$ 500 milhões do Estado brasileiro para a realização de 20 mil ligações de energia elétrica na região.

O decreto desta sexta-feira também cria um comitê gestor, que será formado por membros titulares e suplentes representantes da esfera federal, do Pará e dos municípios pertencentes à área de abrangência do plano.


Fonte:
Agência Brasil



22/10/2010 15:51


Artigos Relacionados


Governo lança plano para desenvolvimento sustentável do Xingu

Xingu terá plano de desenvolvimento sustentável

Governo convida sociedade civil a participar do comitê gestor do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu

Governo participa de reunião de comitê para desenvolvimento sustentável do Xingu

Diário Oficial traz nomeação de Grassi para presidência da Funarte

Diário Oficial traz áreas indicadas para cultivo de ameixa