Dilma anuncia construção de creches no Ceará



“A combinação de creches, alfabetização na idade certa e ensino integral vai fazer o Brasil mudar de patamar na educação.” A afirmação foi feita pela presidenta da República, Dilma Rousseff, nesta sexta-feira, 22, durante evento em Fortaleza, para anunciar investimentos em creches e mobilidade urbana. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também participou da cerimônia.

A presidenta assinou acordo com a prefeitura para início da construção de 86 creches em Fortaleza. Com investimento de R$ 117 milhões, as creches fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2) e serão construídas com metodologias inovadoras em até sete meses. Do total, 76 unidades terão capacidade para atender 240 alunos e 10 unidades vão atender 120 alunos.

“Eu fico muito feliz de estar aqui no anúncio dessas creches. Creche é algo fundamental para que tenhamos, sobretudo, qualidade na educação para os brasileirinhos desse país. Temos que dar oportunidades iguais”, afirmou Dilma Rousseff.

A presidenta destacou também outras ações do Ministério da Educação que têm contribuído para o desenvolvimento dos estudantes. Um dos principais programas é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado no ano passado para garantir o aprendizado de crianças até oito anos. O modelo, inclusive, foi inspirado em um programa do governo do estado do Ceará. Dilma lembrou ainda o empenho do governo federal para oferecer educação em tempo integral em mais de 49 mil escolas.

Cooperação em Roraima

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou nesta quinta-feira (21) termo de cooperação com a prefeitura de Boa Vista, Roraima, para a construção de 17 creches. As unidades serão construídas a partir do novo modelo pré-moldado, com prazo máximo de entrega de até sete meses. Os recursos já foram liberados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As creches atenderão cerca de 1,8 mil crianças em período integral. Segundo ele, a creche é a primeira etapa no desenvolvimento do estudante. Mercadante lembrou que o Ministério da Educação lançou, no ano passado, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para garantir o aprendizado de crianças até oito anos. Destacou ainda o empenho do governo federal para oferecer educação em tempo integral em mais de 49 mil escolas.

O acordo firmado entre o MEC e a prefeitura de Boa Vista também prevê a construção de sete escolas para cerca de 2,5 mil estudantes, a compra de oito ônibus escolares e 270 lousas digitais. No município de Boa Vista, 42 escolas aderiram ao programa Mais Educação para o atendimento em tempo integral de 15 mil crianças e adolescentes.

Minha Casa Minha Vida

Ainda em Boa Vista, o ministro representou a Presidenta da República, Dilma Rousseff, na cerimônia de entrega de 450 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. As unidades vão beneficiar cerca de 1,8 mil pessoas. Do total entregue nesta quinta-feira, 14 unidades foram adaptadas e serão destinadas a pessoas com deficiência.

Fonte:
Ministério da Educação



22/11/2013 20:22


Artigos Relacionados


Dilma destaca a construção de creches no País

Serys elogia proposta de Dilma de construção de 6 mil creches

Jucá anuncia construção de creches no interior de Roraima

Dilma anuncia novas creches e afirma que unidades garantem às mães o direito de trabalhar

Dilma anuncia construção de 6 mil moradias para o Rio

Dilma anuncia construção 6 mil moradias para o Rio