Dilma assina primeiro contrato para exploração do Pré-sal
A presidenta Dilma Rousseff participa nesta segunda-feira (2), de cerimônia de assinatura do primeiro contrato de partilha para exploração e produção de petróleo e gás natural do pré-sal. O evento conta com a participação das empresas vencedoras do leilão para a exploração da área de Libra, na Bacia de Santos, feito em outubro. O vencedor foi o consórcio formado pelas empresas Petrobras (40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e Cnooc (10%).
O critério que definiu o primeiro colocado na licitação foi o excedente em óleo oferecido pelo consórcio, que ficou em 41,65%. A Petrobras entrou com 10% na oferta vencedora, além da sua participação mínima de 30% na área.
Serão aplicados 75% dos royalties do Pré-sal na educação e 25% na saúde. A estimativa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Nacional e Biocombustíveis (ANP) é que Libra seja capaz de gerar cerca de R$ 300 bilhões em royalties ao longo de 30 anos de produção. Pelo contrato, o consórcio ainda se comprometeu a pagar um bônus de assinatura de R$ 15 bilhões à União.
A licitação do bloco de Libra é a primeira experiência do Brasil no regime de partilha da produção. A área está localizada na Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro e tem cerca de 1,5 mil quilômetros quadrados.
Fonte:
02/12/2013 12:17
Artigos Relacionados
Dilma assina contrato de financiamento para obras em SC
Telebrás assina primeiro contrato para a oferta de Internet móvel 4G no Brasil
Telebrás assina primeiro contrato para venda de internet do Plano Nacional de Banda Larga
Governo assina primeiro contrato do Programa de Investimentos em Logística
Governo do Estado assina primeiro contrato de reutilização de água com o setor público
Incra assina primeiro contrato do Minha Casa Minha Vida para assentados na Bahia