Dilma determina ao Itamaraty que busque com governo russo solução sobre prisão de brasileira



A presidenta Dilma Rousseff determinou ao Ministério das Relações Exteriores, nesta quinta-feira (10), que dê toda assistência à bióloga gaúcha Ana Paula Maciel. A brasileira e outras 29 pessoas estão em um centro de detenção na cidade de Murmansk, na Rússia, desde 24 de setembro, sob acusação de pirataria após um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico.

“Solicitei ao ministro Figueiredo contato de alto nível com o governo russo para encontrar solução para Ana Paula”, postou a presidenta em sua conta no Twitter.

Ana Paula Maciel se encontrava no barco ‘Arctic Sunrise’, do Greenpeace, que foi interceptado pela guarda costeira russa. Segundo o Itamaraty, agentes consulares acompanharam as audiências da brasileira perante juiz, no dia 26 e no dia 29 de setembro, ambas ocorridas em Murmansk. Os agentes consulares entregaram à brasileira e-mails de sua mãe e receberam mensagens para encaminhamento à família.

O Embaixador do Brasil em Moscou, Fernado de Mello Barreto, assinou em 1º de outubro uma “carta de garantia”. O documento dá garantias de que a brasileira comparecerá a todas as audiências do caso. A carta foi utilizada pela defesa em um recurso solicitando que a brasileira aguarde a conclusão das investigações em liberdade. Esse recurso ainda não foi julgado.

Ainda de acordo com o Itamaraty, um diplomata da Embaixada se reuniu hoje com Ana Paula no centro de detenção de Murmansk e explicou a ela o atual estágio do processo. O agente consular também teve reunião com o diretor do centro de detenção para contornar uma dificuldade burocrática que vinha adiando o acesso dela a um telefone para contato com a família. O agente consular também está em contato com a justiça para que seja marcada a audiência para analisar o pedido de que a brasileira permaneça em liberdade durante o período de investigação, que é de dois meses.

Fonte:

Blog do Planalto



10/10/2013 14:53


Artigos Relacionados


A pedido de senadores, Dilma determina solução para desastre ambiental em Santo Amaro

Governo acredita que embargo russo à carne brasileira está próximo do fim

Itamaraty realiza debate sobre solução de controvérsias da OMC

Itamaraty divulga dados sobre cooperação brasileira no desenvolvimento internacional

Dilma determina que Serpro implante sistema seguro de e-mails em todo o governo federal

Itamaraty determina inventário de documentos de seus arquivos