Dilma deverá informar sobre investimentos na Copa de 2014
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deverá responder ao pedido de informações sobre o programa orçamentário e as ações e custos para a organização dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Esse foi um dos 10 requerimentos aprovados nesta terça-feira (13) pela Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, solicitando dados sobre as providências tomadas pelo Executivo para a organização do evento a se realizar no Brasil.
Os ministros Paulo Bernardo, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Hélio Costa, das Comunicações, também devem participar de uma audiência pública. Márcio Fortes, das Cidades, é convidado de outra audiência, onde deverá tratar também de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Os ministros do Esporte, Orlando Silva, do Turismo, Luiz Eduardo Barreto, e o dos Transportes, Alfredo Nascimento serão ouvidos em uma mesma reunião. Para esse encontro, foram convidadas ainda autoridades como Carlos Langoni, diretor financeiro do comitê organizador da Copa, e Carlos de La Corte, supervisor da infraestrutura dos estádios, também do comitê.
A organização dos jogos será debatida também por Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); Joana Havelange, secretária administrativa do Comitê Organizador da Copa; e os jornalistas esportivos Juca Kfouri e José Luiz Datena.
Outro requerimento aprovado nesta terça solicita ao Ministério do Planejamento a elaboração e inclusão no Plano Plurianual (PPA) de programação orçamentária específica para os gastos relativos à Copa de 2014.
Setor turístico
A subcomissão pretende ouvir também os representantes do segmento turístico e marítimo e o banco de fomento estatal. Para isso, será realizada audiência pública com a presença dos presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih); Confederação Nacional do Turismo CNTur); da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-Nordeste); o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar).
A exemplo do que vem sendo realizado na Câmara dos Deputados, a subcomissão deverá se reunir com governadores e prefeitos das 12 cidades-sede dos jogos. Outro requerimento aprovado solicita informações de governo estaduais e municipais sobre projetos e previsão de gastos com vistas aos preparativos para o evento esportivo mundial.
África do Sul
A subcomissão também aprovou requerimento para, juntamente com a Câmara dos Deputados, enviar comitiva à África do Sul entre os dias 26 a 31 de outubro para obter informações sobre iniciativas de fiscalização, controle e acompanhamento do evento esportivo mundial naquele país. A programação ficou a cargo do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e a comissão ainda irá indicar os senadores que integrarão a comitiva.
13/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dilma fala sobre Lei Maria da Penha, Copa de 2014 e criação de empregos em sua coluna semanal
Setor de medicamentos deverá informar à Anvisa sobre linhas de embalagens
Investimentos em turismo para Copa 2014 serão de R$ 212,47 milhões
Bom Dia Ministro destaca investimentos em portos para Copa do Mundo de 2014
Comitê da Copa 2014 apresenta investimentos para portos e aeroportos
Dilma detalha preparação brasileira para a Copa 2014