Dilma diz a catadores que governo vai atuar para combater "limpeza humana" de população de rua



Ao participar nesta quinta-feira (22) da comemoração do Natal dos catadores de material reciclável de São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff disse que o governo vai dialogar com os governadores sobre uma forma de combater a violência a qual estão submetidas as populações de rua e muitos catadores de lixo. Durante o encontro, os catadores apresentaram uma lista de 142 mortes de moradores de rua ocorridas neste ano, por fatores diversos, mas principalmente pela ação de grupos de extermínio e por ação da polícia.

Após receber a denúncia feita pela catadora Maria Lúcia, Dilma a classificou como uma verdadeira "limpeza humana". "Muitas vezes, o que está ocorrendo é uma limpeza humana nas grandes cidades deste País", disse.

Segundo a presidenta o governo federal fará um esforço para combater a violência contra a população em situação de rua, o que chamou de “limpeza humana”.

“Vamos criar com os estados um diálogo para impedir esteja violência que vocês estão denunciando. Muitas vezes o que está ocorrendo é uma limpeza humana nas grandes cidades, disse.”

Ela defendeu também que os catadores de lixo procurem se associar em cooperativas e disse que o governo vai procurar incentivar essa associação por meio do Plano Brasil sem Miséria. Outro fator que o governo pretende incentivar é a qualificação dos catadores no aproveitamento de resíduos sólidos para que a atividade passe a ter importância econômica. "Essa atividade tem que ter consequências econômicas e sociais",  disse a presidenta.

"Nossa maior preocupação é construir cooperativas e associações. É garantir que os catadores tenham a proteção de uma organização forte para, de fato, atuar na sociedade". Dilma disse ainda que pretende ampliar o cadastro de catadores e pediu a colaboração das lideranças para que as políticas de governo possam atingir essa população.

"Eu juro para vocês que farei o possível e o impossível para que este País, as populações que até então foram marginalizadas sejam de fato, a partir do fim do meu governo, cada vez mais populações com direitos, com oportunidades e, sobretudo, com elevada autoestima. Saibam que todos nós temos de ter responsabilidade conosco mesmo, mas também com toda a sociedade", acrescentou.

O encontro foi marcado por apresentações musicais e um desfile de modelos vestidas com roupas feitas com material reciclado, além de uma celebração mística.

Fonte:
Agência Brasil
Blog do Planalto



22/12/2011 18:34


Artigos Relacionados


Dilma celebra Natal com catadores e população de rua

Catadores são qualificados para atuar nos estádios da Copa do Mundo

Governo toma medidas efetivas para combater seca no semiárido, diz presidenta Dilma

Dilma destaca benefícios a catadores com a Copa do Mundo

População tem aula grátis para combater hipertensão

População tem aula grátis para combater hipertensão