Dilma participa da formatura de 1,2 mil alunos



A presidenta Dilma Rousseff e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à fome, Tereza Campello participam, nesta segunda-feira (17), da cerimônia de formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Durante o evento, Dilma também vai lançar o Plano Valadares Sem Miséria.

O evento será realizado em Governador Valadares (MG), no Clube Recreativo Filadélfia - Rua Israel Pinheiro, 1315, São Pedro - e irá oficializar a capacitação de 1.254 alunos de baixa renda.

Os estudantes foram beneficiados pelo Plano Brasil Sem Miséria e concluíram os cursos de qualificação profissional entre outubro e dezembro de 2013.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Além da capacitação, o projeto realiza ações para:

  • Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
  • Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  • Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica; e
  • Melhorar a qualidade do ensino médio.

A iniciativa também possui uma série de desdobramentos para expandir a rede federal de ensino. Entre eles, estão:

  • Programa Brasil Profissionalizado: projeto com foco na ampliação da oferta e no fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio nas redes estaduais.
  • Rede e-TecBrasil: programa que oferece cursos à distância para formação técnica, inicial, continuada ou de qualificação profissional.
  • Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem: O acordo visa ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos do SENAI, do SENAC, do SESC e do SESI em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.
  • FIES Técnico e Empresa: projeto que financia cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional para estudantes e trabalhadores em escolas técnicas privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem – SENAI, SENAC, SENAT e SENAR. No FIES Empresa serão financiados cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, inclusive no local de trabalho.
  • Bolsa-Formação: iniciativa que oferece, gratuitamente, cursos técnicos para quem concluiu o Ensino Médio e para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação


27/02/2014 08:54


Artigos Relacionados


Ministro participa da formatura de alunos do Pronatec no ES

Dilma participa de formatura do Pronatec no Rio Grande do Sul

Dilma participa de formatura do Pronatec em Belo Horizonte

Fundo Social: Lu Alckmin participa da formatura de alunos do programa de geração de renda

Fundo Social: Lu Alckmin participa da formatura de alunos do programa de geração de renda

Fundo Social: Lu Alckmin participa da formatura de alunos do programa de geração de renda