Dilma Rousseff inicia neste sábado 1a visita oficial à Bélgica, Bulgária e Turquia
Neste sábado (1º), a presidenta Dilma Rousseff inicia sua primeira visita oficial a Bélgica. Ela participará da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia, em Bruxelas, e abrirá o 23º Europalia, maior festival de cultura da Europa, no qual o Brasil será o homenageado este ano. Em seguida, Dilma vai à Bulgária, onde reencontra parte da família paterna, e à Turquia para acordos políticos e econômicos.
Nos dias 3 e 4, a presidenta participa de debates sobre os impactos da crise econômica mundial nas relações entre a União Europeia e o Mercosul. Segundo o porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, as discussões na cúpula dão “segmento à parceria estratégica”. Baena disse ainda que o Brasil é o quarto maior investidor na União Europeia.
De acordo com o porta-voz, devem ser assinados acordos entre Brasil e Bélgica nos setores de transportes, aéreo, cultural e turístico. Também deverá ser assinado documento com objetivo de facilitar a obtenção de bolsas por estudantes brasileiros em universidades belgas.
Bulgária
Na Bulgária, Dilma Rousseff irá à capital, Sofia, e depois visitará a cidade de Gabrovo, onde nasceu seu pai, Pedro Rousseff. A visita é considerada como um dos momentos mais emocionantes da viagem. A presidenta é considerada pelos búlgaros como um deles, por causa de suas origens. Parte da família paterna dela ainda vive na Bulgária.
“Será uma visita com forte componente emocional”, sintetizou o porta-voz Baena. A cidade do pai da presidenta é considerada um museu a céu aberto. Em homenagem a Dilma, está sendo organizada uma exposição e um almoço com comidas típicas.
O porta-voz acrescentou também que Brasil e Bulgária têm “grande espaço para aumentar o comércio”. Durante a visita, serão assinados acordos de cooperação econômica e educacional. Em 2010, o intercâmbio comercial com o país chegou a US$ 147 milhões e, de janeiro a julho deste ano, a US$ 73,7 milhões, com potencial de crescimento nos dois sentidos.
Turquia
No próximo dia 7, a presidenta parte para a última etapa de viagens, ao desembarcar na Turquia e se encontrar com o presidente e o primeiro-ministro turcos. No cenário político internacional, a Turquia representa atualmente um dos principais interlocutores nas negociações para o fim dos impasses no Oriente Médio e no Norte da África.
Dilma viajará acompanha dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; da Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante; das Comunicações, Paulo Bernardo; da Cultura, Ana de Hollanda, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas.
A comitiva deve regressar ao Brasil no dia 8 de outubro.
Fonte:
Agência Brasil
30/09/2011 18:25
Artigos Relacionados
Dilma Rousseff toma posse neste sábado em sessão solene do Congresso Nacional
Dilma Rousseff recebe homenagem em castelo medieval na Bélgica
Visita de Dilma desperta atenção na Bulgária
Dilma aguarda visita à Bulgária com emoção e ansiedade, diz Patriota em viagem ao país
Palácio do Planalto divulga foto oficial da presidenta Dilma Rousseff
Waldemir Moka agradece visita de Dilma Rousseff ao MS