Dilma Rousseff será uma das homenageadas em sessão solene do Congresso pelo Dia da Mulher
Está marcada para o dia 13 de março sessão solene conjunta do Congresso Nacional pelo Dia Internacional da Mulher. Na sessão, cinco mulheres receberão o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, instituído pelo Senado para homenagear mulheres que lutam pela transformação social e igualdade de gênero. Entre as escolhidas para receber o prêmio está a presidente da República, Dilma Rousseff.
Além da presidente, serão agraciadas Maria do Carmo Ribeiro, ex-mulher do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes; a ex-senadora e primeira senadora do Brasil, Eunice Mafalda Michiles; a representante da Comissão Pastoral da Terra Rosali Scalabrin; e a professora associada do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal da Bahia Ana Alice Alcântara da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres.
Esta será a 11ª premiação desde a criação do diploma, em 2001, com o nome de Bertha Lutz (1894–1976), que foi uma das pioneiras do feminismo no Brasil, líder na luta pelo direito de voto das mulheres. A indicação dos nomes para receber o prêmio pode ser feita por qualquer entidade de âmbito nacional, governamental ou não. Os nomes são, depois, avaliados por um conselho, que escolhe cinco agraciadas. Para a premiação deste ano foram 30 indicações.
A sessão está marcada para as 10 horas, no Plenário do Senado.
Da Redação.
06/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dilma Rousseff toma posse neste sábado em sessão solene do Congresso Nacional
Em sessão solene do Congresso, Dilma receberá relatório final da CPI da Violência contra a Mulher
Dia Internacional da Mulher tem sessão solene no Congresso
CONGRESSO FAZ SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À MULHER
Congresso faz sessão solene para celebrar Dia da Eliminação da Violência contra a Mulher
Em sessão solene, Congresso celebra dia internacional para combater violência contra a mulher