Dilma veta projeto que regulamentava criação de municípios



A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente Projeto de Lei Complementar do Senado (PLS-Comp) 98/2002,  que regulamentava a criação de municípios. A proposta, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), foi aprovada no Plenário do Senado no dia 16 de outubro.

No despacho presidencial ao Congresso, publicado nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial da União, Dilma diz que a proposta contraria “o interesse público”. O projeto foi devolvido ao presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), que terá de colocar o veto para a análise dos deputados e senadores.

Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida permitiria “a expansão expressiva do número de municípios no país, resultando em aumento de despesas com a manutenção de sua estrutura administrativa e representativa”. O ministério argumentou, ainda, que o crescimento de despesas não seria acompanhado por receitas que permitissem a cobertura dos novos gastos.

Além disso, os técnicos da área econômica destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma “pulverização” na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que prejudicaria principalmente as cidades menores e com maiores dificuldades financeiras.

Com informações da Agência Câmara



14/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dilma veta venda de medicamentos em supermercados

FPE é sancionado, mas Dilma veta item sobre desonerações

Dilma veta artigo de lei que beneficiaria bancos na quitação de dívidas

Pela segunda vez, Dilma veta uso de FGTS em obras da Copa

Dilma veta regulamentação para empresas de desmontagem de veículos

Lula veta criação de cargos e funções comissionadas