Dilma viaja à China para abrir mercado a produtos brasileiros



A presidenta da República, Dilma Rousseff, vai à China na tentativa de abrir o mercado do país asiático a produtos brasileiros. Será a primeira viagem internacional de Dilma a negócios. Desde o ano passado, a China é o maior parceiro comercial do Brasil e o grande desafio brasileiro é o de diversificar a pauta de exportações para os chineses.

As vendas brasileiras são centradas em commodities, mas o governo disse que já encontrou nichos para o Brasil poder fornecer gêneros com maior valor agregado. “Já houve progressos na área de carnes e, com essa visita, espera-se abertura maior”, disse na quinta-feira (5) o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena.

Dilma sai do Brasil na sexta-feira (8) e tem chegada prevista em Pequim na segunda-feira (11), pela manhã. Na terça-feira (12), participará de um seminário com empresários e se encontrará com o presidente chinês Hu Jintao. A presidenta também tem encontro com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Wu Bangguo.

Além da visita de Estado, Dilma participará da reunião da cúpula dos Bric, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China. Além disso, ela visitará um centro tecnológico na cidade de Xian. A presidenta deixará a China no dia 16 com previsão de chegada ao Brasil no dia 17.

 

Fonte:
Agência Brasil



06/04/2011 10:32


Artigos Relacionados


Governo quer aumentar exportação de produtos brasileiros para China

Dilma viaja ao Peru para reunião estratégica

Dilma viaja dia 30 ao Uruguai para tratar de obras de integração

Dilma viaja para Colômbia onde participa da Cúpula das Américas

Presidenta Dilma viaja ao Peru para posse de Ollanta Humala

Dilma Rousseff viaja para Portugal nesta terça-feira