Direitos Humanos diz que instalação da Comissão da Verdade pode estar próxima



A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou nesta terça-feira (3) que a instalação da Comissão da Verdade, que investigará casos de violação dos direitos humanos ocorridos durante o regime militar, pode estar próxima. “Este é o momento de dar uma contribuição à democracia brasileira”, disse ela, após encontro com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Para Maria do Rosário, a Comissão da Verdade não é um o projeto de lei que pertença ao Executivo e sim que diz respeito ao fortalecimento democrático do País. “Serão passos seguros que daremos para o Brasil viver um novo período”, afirmou.

A proposta de criação da Comissão da Verdade foi encaminhada ao Congresso Nacional durante o governo Lula e sua instalação depende de aprovação dos parlamentares. A ministra disse que, atualmente, está em fase de muito dialogo com os líderes da Câmara dos Deputados. “O Congresso foi o principal protagonista da democracia. A própria Câmara e o Senado foram atingidos no período mais duro [do regime militar], entre 1964 e 1985”, lembrou.

 

Fonte:
Agência Brasil



03/05/2011 20:53


Artigos Relacionados


Comissão Nacional da Verdade completa um ano de trabalhos em prol dos direitos humanos

Ex-ministros de Direitos Humanos divulgam carta de apoio a Comissão da Verdade

Em visita a Sarney, ministra dos Direitos Humanos pede apoio à Comissão da Verdade

Comissão da Verdade: senadores querem permitir punição de acusados de crimes contra direitos humanos

Comissão de Direitos Humanos pode votar alteração da Lei de Anistia

Direitos humanos, memória e verdade são tema de encontro no MS