DIRETOR DO INPE DIZ QUE NOVO SATÉLITE PERMITIRÁ AÇÕES EM TEMPO REAL
O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Márcio Nogueira Barbosa, informou hoje (dia 3), na audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais sobre desmatamento na Amazônia, que em setembro ou outubro próximo será lançado o satélite China-Brazil Earth Resources, que garantirá ao Brasil mais autonomia e imagens mais baratas.
Ele informou ainda que em 1999 deverá estar disponível o primeiro satélite brasileiro de observação contínua colocado na região equatorial, que permitirá imagens a cada hora e meia, possibilitando ações de fiscalização em tempo real.
Márcio Barbosa apresentou vários gráficos, como o relativo às áreas críticas para a estimativa de 1997. Essas áreas foram selecionadas de forma a cobrir os locais onde, nos últimos anos, foi observada aproximadamente 75% da taxa de desflorestamento bruto. De acordo com esse gráfico, o desflorestamento total, em 1995, foi de 29.050 quilômetros quadrados, passando para 18.161 em 1996, e para uma estimativa de 13.037 em 1997. O diretor destacou ainda a informação de que entre 40 a 50% da alteração da cobertura vegetal ocorreu em terras do tamanho inferior a 50 hectares.
Márcio Nogueira Barbosa contestou notícias publicadas na imprensa dando conta de que o governo havia determinado que houvesse atraso na divulgação dos dados do Inpe para favorecer ações do governo.
- Isso não tem o menor cabimento. Recebemos instruções explícitas do governo para disponibilizar dados o mais rápido possível. Nos sentimos ofendidos com essa especulação. Os atrasos foram provocados pela complexidade que esse levantamento, em particular, teve, já que foi o mais refinado que a instituição fez até hoje - disse ele.
Segundo Márcio Nogueira Barbosa, o Brasil realiza o mais importante sensoriamento remoto de florestas do mundo, apresentando os dados mais confiáveis. O trabalho relativo ao desflorestamento entre os anos de 1995 a 1997 custou cerca de R$ 2,5 milhões e durou quatro meses, conforme informou o diretor.
03/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney anuncia software que permitirá acompanhamento em tempo real de trabalhos do Senado
Novo diretor do Inpe toma posse na sexta-feira (1º)
Ministro Raupp empossa novo diretor do Inpe e reafirma caminho da integração
Inpe lança novo portal de previsão do tempo
Sistema permite acompanhar em tempo real ações de políticas para mulheres
Novo site lançado pelo Inpe monitora o tempo na região Sudeste