DIRETOR-GERAL RECEBE VISITA DE DELEGAÇÃO VENEZUELANA
O diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, recebeu nesta terça-feira (dia 27) uma delegação da Venezuela, integrada pelo embaixador no Brasil, Msialos Alcalay, pelo diretor-geral da Administração do Congresso, Francisco Cardona, e pelo diretor de relações interparlamentares daquele Legislativo e secretário-executivo do Parlamento Amazônico, Alejandro Martines, que vieram conhecer o funcionamento do Senado brasileiro. Em menos de duas semanas, esta é a segunda delegação de um país da América do Sul - a outra foi do Uruguai -a visitar o Senado, que se está tornando, segundo Agaciel Maia, uma estrutura-modelo para os países vizinhos:
- Os Senados argentino, uruguaio, colombiano e venezuelano, todos estão interessados em adaptar-se ao projeto de desenvolvimento do Senado brasileiro.
Agaciel Maia afirmou que despertam muito interesse nas delegações estrangeiras o Instituto Legislativo Brasileiro, a Secretaria de Comunicação Social, a informatização do Senado - especialmente os programas que controlam toda a parte administrativa, permitindo a um diretor, por exemplo, acompanhar o funcionamento da Casa, a execução orçamentária e financeira.
Segundo o diretor-geral, o Senado da Argentina pretende mandar um grupo de servidores para conhecer melhor a área da Comunicação Social do Senado brasileiro. Já o do Uruguai manifestou interesse pelos setores de controle interno, auditoria, consultoria, advocacia e segurança, e o da Venezuela pretende obter maiores informações sobre toda a estrutura da Casa. Em geral, disse Agaciel, os funcionários dos Senados dos países que já enviaram delegações querem saber como o Senado brasileiro controla os processos, gerencia, planeja, dá suporte ao trabalho dos senadores.
Ao chegar ao gabinete de Agaciel, o embaixador da Venezuela esclareceu que o diretor-geral da Administração do Senado de seu país queria conhecer as especificidades do Senado brasileiro. Agaciel Maia fez uma síntese do funcionamento da Casa e colocou-se à disposição para atendimento a um eventual interesse do diretor venezuelano em aprofundar seus conhecimentos sobre determinados setores ou em enviar funcionários para estágios.
Durante sua explanação, Agaciel Maia informou aos venezuelanos que o orçamento do Poder Legislativo representa 0,17% ("menos de um quinto de 1%") do Orçamento global do país. Na Venezuela, informou por sua vez o embaixador, a dotação para o Legislativo representa 0,60% do orçamento total.
A delegação fez várias perguntas ao diretor-geral, entre as quais algumas sobre o controle de gastos do Legislativo. Os venezuelanos receberam de Agaciel Maia uma publicação sobre a história do Senado, e deixaram em seguida o gabinete do diretor-geral para cumprir uma série de encontros - com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, com o deputado Benito Gama, da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, com a direção do Prodasen, com os senadores Bernardo Cabral (PFL-AM) e Romeu Tuma (PFL-SP) - este, vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - e com o deputado Franco Montoro, presidente do Conselho do Parlamento Latino-americano.
27/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE recebe visita de delegação francesa
Ministro da SAE recebe visita de delegação norueguesa
Ipen recebe a visita de delegação sul-coreana
DIRETOR-GERAL DE MONTADORA TCHECA QUE SE INSTALARÁ NA BAHIA VISITA ACM
CGU recebe visita de delegação do Ministério das Finanças da Índia
DIRETOR-GERAL RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO DO DF