Discurso de Dilma na abertura do Congresso Nacional reflete anseios do povo, diz Mozarildo




Em discurso nesta quinta-feira (3), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) analisou pormenorizadamente o discurso feito pela presidente da República, Dilma Rousseff, na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional. Para o senador, os principais temas presentes na fala da presidente refletem anseios e sentimentos de todo o povo brasileiro, a começar pela erradicação da pobreza extrema no território nacional.

- Eu acho que não há nenhum brasileiro ou brasileira que discorde desse objetivo. E ela disse muito bem quando chamou não só o Congresso Nacional, mas todas as forças vivas da nação para uma grande parceria na consecução desses objetivos. - disse.

Mozarildo citou ainda diversas outras passagens do discurso da presidente, como controle inflacionário, rigor nos gastos públicos, combate à corrupção, manutenção da estabilidade econômica, política de longo prazo de valorização do salário mínimo e ações integradas nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

O senador também classificou de extremamente necessários os pontos do discurso de Dilma Rousseff sobre a valorização da diversidade cultural brasileira, a implantação de um sistema nacional de prevenção e alerta de desastres naturais, investimentos maciços em obras de infraestrutura e crescimento industrial e agropecuário em sintonia com a preservação ambiental.

O parlamentar acrescentou que as reformas política e tributária, também anunciadas pela presidente, precisam ser realizadas o mais rápido possível, para evitar a desmobilização dos congressistas com as eleições municipais de 2012, por exemplo. Ele também chamou atenção para a necessidade de discussões mais aprofundadas sobre a exploração de petróleo na camada pré-sal e a destinação dos recursos daí resultantes.

Em apartes, os senadores Wellington Dias (PT-PI) e Marinor Brito (PSOL-PA) elogiaram o pronunciamento do colega. Wellington Dias concordou com Mozarildo sobre a urgência de o Congresso debruçar-se sobre uma reforma política profunda e de qualidade. Marinor acrescentou que a reforma política "já está com prazo de validade encerrado".

Mozarildo aproveitou para dar as boas-vindas a todos os senadores e senadoras recém-empossados e citou em especial a sua conterrânea Ângela Portela (PT-RR). Ele lembrou que o partido de Ângela Portela e o seu foram aliados na última campanha eleitoral, juntamente outros partidos.



03/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plano Nacional de Cultura reflete anseios de todo País, diz monitoramento

Íntegra do discurso do presidente do Congresso Nacional, José Sarney, na posse de Dilma Rousseff

Wilder Morais: plebiscito não atenderá anseios do povo

Dilma defende modernização do sistema tributário em discurso no Congresso

Leia íntegra do discurso de posse de Dilma Rousseff no Congresso

Discurso da Presidenta da República, Dilma Rousseff, na abertura do Debate Geral da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas - Nova Iorque/EUA