Distribuidoras nacionais de filmes têm crescimento de 50% de público em dois anos



Financiamento do Fundo Audiovisual para aquisição de direitos de distribuição de longas?metragens foi de R$ 25 milhões em 2011

 

As distribuidoras nacionais de filmes tiveram um crescimento superior a 50% entre 2009 e 2011 no número de ingressos vendidos, passando de 26 milhões para quase 40 milhões anuais. O crescimento das distribuidoras estrangeiras no mesmo período foi de 21%, de acordo com o Informe Anual da Superintendência de Acompanhamento de Mercado (SAM) sobre Distribuição, divulgado nesta sexta-feira (22), pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

A participação de distribuidoras nacionais na venda de ingressos para filmes nacionais dobrou em dois anos, passando de 35% do total em 2009 para 60% em 2010, e 70% em 2011. Além do desempenho das distribuidoras nacionais, o informe traz dados sobre o crescimento do mercado de cinema brasileiro, público e bilheteria de lançamentos nacionais e internacionais, e títulos lançados por país de origem. Entre 2009 e 2011, o número de ingressos vendidos por ano nas salas passou de 112 milhões para quase 144 milhões, um salto de 28%.

Segundo o informe, a maioria das distribuidoras nacionais trabalha tanto com títulos nacionais quanto de origem estrangeira. Em 2011, foram distribuídos filmes de 25 países, além dos Estados Unidos. De acordo com a Ancine, o resultado dessas empresas depende tanto da distribuição de filmes brasileiros com boa bilheteria quanto da aquisição de títulos de sucesso no exterior.

O crescimento das distribuidoras nacionais pode ser atribuído ao investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A Linha C do FSA, voltada à aquisição de direitos de distribuição de longas?metragens de produção independente, contou em 2011 com recursos de R$ 25 milhões. Outro mecanismo de fomento é o Prêmio Adicional de Renda – PAR, que em 2011 destinou R$ 2.178.269,10 para a distribuição.

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Fonte:

Ancine



22/06/2012 18:35


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