Dívida líquida do setor público pode ficar em 40% do PIB este ano, diz Banco Central



 

Brasília - A dívida líquida do setor público neste ano pode ficar em 40% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme estimativas do Banco Central. De acordo com números divulgados pelo chefe de Departamento Econômico do Banco Central (BC), Altamir Lopes, no ano passado, a dívida do setor ficou em 43% do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Para chegar a esse patamar da dívida em 2010, o BC leva em conta a reativação da economia e uma meta de superávit primário de 3,3% do PIB, disse Altamir Lopes.

“A meta de 3,3%, se cumprida na sua totalidade, vai levar a essa redução na relação da dívida com o PIB. Na impossibilidade de comprimir despesas, você tem aumento de arrecadação”, explicou Lopes. Ele disse que, já neste mês, os técnicos do BC consideram um percentual de 42% em função da taxa de câmbio de 6,7% registrada até agora em janeiro.

Altamir Lopes afirmou ainda que, com o dólar a R$ 1,75, é possível começar a apropriar a redução da despesa de juros e, com um superávit de 3,3 %, chegar a uma redução mais pronunciada da relação do PIB com a dívida pública do setor.



28/01/2010 15:55


Artigos Relacionados


Dívida líquida do setor público chegou a R$ 1,4 trilhão em julho

Dívida líquida do setor público corresponde a 39,2% de tudo o que o País produz

Dívida líquida do setor público fica estável em relação ao PIB em novembro

BC muda projeção da relação entre líquida dívida do setor público e PIB

Secretário do Tesouro diz que dívida líquida do setor público cairá para 35,9% do PIB em 2010

BC informa que com alta do dólar, dívida líquida do setor público reduz 0,9 ponto percentual