Divulgação de dados do Enem foi fragilidade do sistema, diz Inep



De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, a divulgação indevida dos dados de 12 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu por “fragilidade no sistema. Segundo Neto, o problema já foi corrigido e os dados estão em sigilo novamente. O presidente afirmou ainda que as responsabilidades estão sendo apuradas e é “prematuro” dizer quais serão as consequências no caso de um vazamento.

Nesta quarta-feira (4), o jornal O Estado de S. Paulo publicou matéria dizendo que informações pessoais dos participantes das edições do Enem entre 2007 e 2009 podiam ser acessadas pelo site do Inep. O presidente do instituto afirmou que o acesso aos dados só pode ser feito por senha e é reservado às instituições de ensino que usam a nota do exame como critério de seleção. Porém, uma vez que a página com dados de inscrição do candidato seja acessada, o link pode ser copiado e aberto em outros computadores sem necessidade da senha.

Na opinião de Neto, uma instituição deve ter repassado o link ao jornalista do Estado de S. Paulo. “Foi uma fragilidade no sistema de segurança porque você poderia ter acesso aos links sem ter a senha”. O presidente afirmou que seria impossível chegar aos links sem acessar a área reservada. Para obter a senha, as instituições tiveram que assinar um termo se comprometendo a não divulgar os dados.

Segundo o Ministério da Educação, ficaram disponíveis nos links desprotegidos o nome completo, CPF, carteira de identidade, número de inscrição do Enem e nome da mãe do participante.

Em 2009, o Enem foi cancelado às vésperas de sua aplicação porque a prova foi roubada da gráfica que imprimia o material. O esquema de aplicação da prova teve que ser remodelado e o exame foi aplicado dois meses depois com alto índice de abstenção.

Para Neto, a nova falha não compromete a credibilidade do órgão ou do próximo exame, que será realizado em novembro.“O Inep está com uma estrutura bastante grande de segurança, estamos investindo muito nisso. [O problema] não afeta de forma alguma a credibilidade do Enem”, disse.



Fonte:
Agência Brasil

 



11/08/2010 20:53


Artigos Relacionados


Candidatos que geraram boleto do Enem fora do sistema devem enviar comprovante para Inep até sexta

Estado ajuda municípios a criar sistema para divulgação de dados públicos

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2013

Inep vai pagar R$ 167 mil por certificação do Enem pelo Inmetro

Inep divulga gabarito da prova extra do Enem

Inep começa a divulgar locais de prova do Enem