Divulgados os aprovados para curso de medição em grandes rios na AM
O curso internacional de medição de descarga líquida em grandes rios: técnicas de medição contará com a participação de 33 profissionais de monitoramento de recursos hídricos de cinco países: Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. A capacitação, gratuita, ocorrerá em Manaus e Manacapuru (AM) entre 6 e 16 de agosto e contará com aulas práticas no rio Solimões, que faz parte da bacia amazônica, a maior do mundo em extensão e volume d’água.
O curso tem o objetivo de capacitar profissionais de recursos hídricos do Brasil, e demais países sul-americanos nas técnicas e metodologias utilizadas nos trabalhos de medição e de cálculo de descarga líquida em grandes rios.
Organizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a capacitação ainda conta com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que arcará com os custos dos participantes colombianos e peruanos. Os demais técnicos e suas respectivas instituições terão de arcar com as despesas com diárias e passagens.
Além das aulas teóricas, o curso demonstrará diferentes técnicas de medição de grandes rios: método do barco ancorado, método do barco não ancorado e acústico Doppler. Além disso, haverá aula prática de coleta de sedimentos e de análise dos parâmetros de qualidade de água.
Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail.
Fonte:
Agência Nacional de Águas
22/07/2010 03:57
Artigos Relacionados
Inscrições para curso de medição em grandes rios terminam dia 28
Inscrições abertas para curso internacional de medição em grandes rios
ANA abre inscrições para curso de técnicas de medição de grandes rios
Inscrições para curso de medição em grandes rios são prorrogadas até 5 de julho
Curso internacional de medição em rios recebe inscrições até dia 14
Aprovados os estudos de inventário nos rios Canoas e Piuí