Divulgados requisitos para credenciamento de laboratórios agropecuários



Novos laboratórios vão aumentar fiscalização sobre produtos para alimentação animal

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta quinta-feira (16), a Instrução Normativa (IN) nº 20 que estabelece os requisitos específicos para o credenciamento e funcionamento de laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. O objetivo é a realização de controle oficial de medicamentos veterinários, fármacos e contaminantes em produtos para alimentação animal.

O laboratório que desejar ser credenciado com a finalidade de realizar análises para controle oficial deve ser previamente habilitado pelo órgão oficial reconhecido na Norma ABNT/NBR ISO/IEC 17.025. O credenciamento será concedido por ensaio específico ou grupo de ensaios.

O laboratório credenciado participará de testes de proficiência e comparações interlaboratoriais, na frequência mínima de uma rodada a cada dois anos para todos os ensaios objeto do escopo de credenciamento. A IN determina ainda que o laboratório credenciado deverá enviar ao Ministério da Agricultura, após o recebimento, os respectivos relatórios contendo os resultados de todos os testes de proficiência e comparações interlaboratoriais dos quais tenha participado.

“A medida visa a garantir a qualidade dos medicamentos veterinários e dos produtos para alimentação animal. Faremos o monitoramento do mercado para, se necessário e procederemos as correções”, afirmou o responsável pela área de Medicamento Veterinário, Produtos para Alimentação Animal e Agrotóxico do Mapa, Marcelo Cláudio Pereira.

O laboratório credenciado deverá ainda informar, por meio eletrônico, ao ministério a existência de padrões analíticos e materiais de referência, de forma a fornecer uma estimativa do estoque de padrões do laboratório.

Leia mais:

Medicamentos genéricos veterinários terão produção e uso regulados por lei

União Europeia reconhece controle brasileiro de resíduos na produção de carne

Brasil conquista status de risco insignificante para doença da vaca louca

 

Fonte:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

16/08/2012 20:31


Artigos Relacionados


Laboratórios agropecuários recebem R$ 40,4 milhões

Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários terá R$ 46 mi em 2010

Análises em laboratórios agropecuários aumentaram em três anos

Laboratórios agropecuários deverão apresentar selo de qualidade do Inmetro

Conheça os requisitos para doação de sangue

Conheça os requisitos para doação de sangue