Documentário da TV Senado selecionado para festival na França



O documentário Lévi-Strauss: Saudades do Brasil, da TV Senado, dirigido por Maria Maia, foi selecionado para o Terceiro Festival Internacional de Documentário - Ficção, que acontece em Paris, de 20 a 22 deste mês, onde concorre em três categorias: Grande Prêmio do Público, Prêmio de Criação e Originalidade e Melhor Roteiro. Esta é a segunda vez que um documentário produzido pela TV Senado participa do Festival. A primeira foi, em 2005, com Portinari, também dirigido por Maia.

O festival tem grande importância no mercado de produção cinematográfica e televisiva mundial, uma vez que é o único no mundo direcionado aos filmes que trabalham com a idéia de que as duas linguagens - documentário e ficção - caminham juntas. Na edição deste ano, estão concorrendo 39 filmes escolhidos entre 85 candidatos de todo o mundo.

Lévi-Strauss: Saudades do Brasil reconstitui as viagens do antropólogo e pensador francês no país, no início de sua carreira.Lévi-Strauss chegou ao Brasil em 1935, na segunda leva de professores europeus que vieram dar aulas na recém criada Universidade de São Paulo (USP). Daqui, organizou, com o apoio de Mário de Andrade, as famosas expedições às tribos indígenas Bororo, Kadiweu e Nambiquara, que resultaram, 15 anos depois, no livro Tristes Trópicos, de repercussão mundial.

Além de uma entrevista do próprio Lévi-Strauss, o documentário traz o depoimento de Antônio Cândido, Jean Malaurie (editor de Tristes Tropiques) e líderes indígenas entre outros. Também participam do documentário o compositor e cantor Caetano Veloso e a atriz Juliana Carneiro da Cunha. Segundo a diretora Maria Maia, o filme resgata uma das mais importantes manifestações culturais indígenas, segundo o próprio Lévi-Strauss, que é a cerimônia do funeral Bororo.

- Tivemos a grande oportunidade de retomar o contato com as aldeias visitadas pelo casal Lévi-Strauss no passado e resgatar imagens da cerimônia de quatro décadas distintas para reconstituir em áudio e vídeo um ritual que é baluarte da cultura indígena mundial. Além disso, me marcou muito a entrevista com o próprio Lévi-Strauss, na sua casa em Paris, um grande pensador da cultura contemporânea, que aos 98 anos continua muito lúcido e com uma memória invejável dos fatos históricos e cenas vividas no Brasil - afirma a diretora.

O documentário Saudades do Brasil foi exibido recentemente na Mostra Comemorativa dos 10 Anos da TV Senado, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, que incluiu mais 20 filmes produzidos pelo Núcleo de Documentários da TV Senado.

Ficha Técnica:

Pesquisa, roteiro e direção: Maria Maia

Produção: Dea Barbosa

Preparação de voz: Dora Rocha

Imagens: Lúcio Alves e Elder Miranda

Edição: Edvaldo Cuaio

Tradução: Jean François Cleaver

Elenco:

Juliana Carneiro da Cunha

Jorge Almeida

José Malainho

Olivar Brasil

05/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Documentário da TV Senado é selecionado na Espanha

Documentário sobre anistiadas é selecionado para mostra internacional

Documentário da TV Senado participa do Festival Internacional de Goiás Velho

Estão abertas as inscrições para o 5° Festival Internacional do Documentário Musical

Festival de documentário criativo recebe inscrições

Cinema latino é tema de festival na França