Documentário sobre os 100 anos de Oscar Niemeyer é lançado no Senado



Foi lançado na noite desta quarta-feira (18), no auditório Petrônio Portela, no Senado, o documentário A Vida é um Sopro, sobre a obra e trajetória do arquiteto Oscar Niemeyer. A exibição do filme, uma iniciativa da Subcomissão de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social da Comissão de Educação (CE) e da Santa Clara Comunicação, dá início às comemorações do centenário do arquiteto carioca - responsável pelos projetos arquitetônicos que são a marca de Brasília -, a ser celebrado no dia 15 de dezembro.

Estiveram presentes o diretor e roteirista Fabiano Maciel, o produtor e idealizador do projeto, Sasha, a distribuidora do filme, Bianca De Felippes, e a representante da Fundação Niemeyer, Rosane Stuckert. O evento contou com a participação dos senadores Marisa Serrano (PSDB-MS), Ideli Salvatti (PT-SC), Adelmir Santana (PFL-DF), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Eduardo Suplicy (PT-SP), além do vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio (PFL), entre outras autoridades.

Com 90 minutos de duração, o filme é o primeiro documentário de longa-metragem do diretor gaúcho Fabiano Maciel e do produtor carioca Sacha. Ele reconstrói a história do profissional que é considerado o maior ícone da arquitetura moderna brasileira. E é o próprio Niemeyer que conta, de forma descontraída, como concebeu seus principais projetos. O filme mostra ainda de que forma o comunista convicto revolucionou a arquitetura de seu tempo, ao adotar curvas e explorar novas possibilidades de utilização do concreto armado.

O arquiteto fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e a respeito de questões metafísicas como a insignificância do ser humano diante do universo.

A senadora Marisa Serrano, presidente da Subcomissão de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social, destacou a "coerência inabalável de Niemeyer diante de suas próprias utopias".

- Mais que o artista dos sonhos concretos, ele é um ser humano grandioso, cuja existência enche de orgulho seu país e seu povo - afirmou ela.

O documentário entrará em cartaz em salas de cinema de seis capitais do Brasil na próxima sexta-feira (20). O diretor Fabiano Maciel destacou que, na primeira semana, a exibição será gratuita.



18/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Documentário em homenagem aos 100 anos de Niemeyer será lançado no Senado

Documentário sobre JK é lançado no Senado

SP celebra 100 anos do arquiteto Oscar Niemeyer

Simon celebra os 100 anos de Oscar Niemeyer

Simon celebra os 100 anos de Oscar Niemeyer

Inácio Arruda homenageia Oscar Niemeyer por seus 104 anos