Documento final da Rio+20 deve ser encerrado nesta segunda (18)



Chefiados pela delegação do Brasil, representantes de 193 países se dedicam a elaborar o texto

 

Os negociadores brasileiros e estrangeiros na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, querem fechar até o final desta segunda-feira (18) o texto final do encontro. Estão programadas três sessões de trabalho, que começaram nesta manhã e devem durar até à noite. A tendência, segundo eles, é excluir as propostas conflitantes, como está no rascunho fechado no último sábado (16), e manter recomendações gerais.

Chefiados pela delegação do Brasil, os representantes de 193 países se dedicam a elaborar um texto conciso e abrangente. Até o começo da Conferência, o documento tinha 200 páginas, depois passou para 80 e há três dias foi resumido a 50.

O secretário executivo da Rio+20, Luiz Alberto Machado, negou a hipótese de que um documento sem conclusões será entregue aos 115 chefes de Estado e de Governo, no próximo dia 20. De acordo com Machado, há apelos de várias delegações para que um texto negociado chegue às mãos dos líderes para que discutam os assuntos de forma ampla.

Porém, até o último domingo (17), as divergências permaneceram, principalmente sobre questões envolvendo definições de recursos, metas específicas, o conceito de economia verde e a transformação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em organismo autônomo.

Os países desenvolvidos - liderados pelos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão - alegam dificuldades internas causadas por numerosos fatores, inclusive a crise econômica internacional, para assumir responsabilidades pontuais com o repasse de recursos. Desde o sábado (16), foi retirada a discussão sobre a criação de um fundo, de US$ 30 bilhões, para garantir a execução de propostas relativas ao desenvolvimento sustentável.

Há divergências também nas propostas referentes à proteção dos oceanos, pois os norte-americanos resistem à regulação de águas internacionais, alegando questões de segurança interna.

No rascunho de 50 páginas foram excluídos os assuntos polêmicos e mantidas as recomendações gerais sobre o desenvolvimento sustentável com inclusão social e erradição da pobreza e da fome.

Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização

Visite a página da Rio+20 no Facebook

Siga o perfil da Rio+20 no Twitter

Assista a vídeos sobre a Rio+20 no canal oficial no Youtube

Leia edição especial da Revista Brasilis sobre a Rio+20

 

Leia mais:

Brasil acredita em bons resultados na 3ª rodada de negociações de documento da Rio+20

Secretaria do MMA prepara documento de sustentabilidade para apresentar a Rio +20

Governo e sociedade civil se reúnem para analisar documentos com metas para Rio+20

 

Fonte:
Agência Brasil



18/06/2012 17:59


Artigos Relacionados


Rio+20 deve ter documento final modesto, afirma Rollemberg

INSS deposita benefícios do piso com final 2 nesta segunda

INSS deposita benefícios com final 2 nesta segunda-feira (27)

Segunda parcela do IPVA para veículos final 5 vence nesta 4ª

Semestre legislativo será encerrado na segunda-feira

Semestre legislativo será encerrado na segunda-feira