'EcoSenado' mostra conferência que discutiu desertificação no mundo



O programa EcoSenado, da TV Senado, tem como foco, neste domingo (29), o problema da desertificação, debatido na 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 18), realizada entre os últimos dias 16 e 20, em Fortaleza (CE). O encontro reuniu representantes de 90 países, que discutiram experiências e estratégias para enfrentar a desertificação, que atinge 40% das terras do planeta.

O problema já afeta 18 mil quilômetros quadrados do semiárido do Nordeste brasileiro. O EcoSenado entrevistou participantes de vários países, os quais mostram o vêm fazendo ou o que sugerem para minimizar o avanço da desertificação, principalmente em razão do aquecimento global.

A Conferência fez parte dos preparativos para a Rio+20, a se realizar em 2012 no Rio de Janeiro, 20 anos após a Eco92. Representantes do Parlamento do Mercosulparticiparam dos debates, por proposta do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) apresentada na última reunião do Parlasul, no início do mês. O EcoSenado será apresentado às 11h15 deste domingo (29), sendo reprisado às 19h45.

Parlamento Brasil

Já o programa Parlamento Brasil traz neste final de semana três assuntos diferentes. O primeiro mostra a Praça de São Francisco, da cidade sergipana de São Cristóvão, inscrita recentemente como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A praça é a única no país com um traçado urbanístico de origem tipicamente de colônia espanhola. São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil.

Outro assunto abordado pelo programa é a maneira de se preparar a verdadeira carne de sol de Pernambuco. O Parlamento Brasil também mostrará um projeto de inclusão social que vem fazendo sucesso no Espírito Santo. O programa será apresentado às 11h e às 20h de sábado (28) e às 13h e às 23h de domingo (29).

Já o Agenda Econômica entrevista o ministro dos Esportes, Orlando Silva, sobre o impacto econômico no país da Copa Mundial de Futebol de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O ministro calcula que, além dos 250 mil empregos temporários, os dois eventos devem gerar cerca de 300 mil novos empregos permanentes no Brasil. Irá ao ar às 16h30 e às 22h de sábado (28) e às 11h30 e às 22h de domingo (29).

Por sua vez, o programa Inclusão tratará da infertilidade, que atinge 15% dos casais, e do aborto espontâneo, que afeta de 10 % a 15% das mulheres brasileiras. Ele será apresentado às 11h30 e às 22h30 de sábado (28) e às 9h e às 17 de domingo (29).

Você pode assistir a TV Senado na sua TV a cabo (Net, TVC, Transcabo, Acom, TVA e outras), por meio de antena parabólica, pela internet (www.senado.gov.br/tv), por meio de sua TV por assinatura (canal 118 da Sky ou canal 17 da Tecsat) ou em canais UHF: 51 em Brasília, 53 em Salvador, 40 em João Pessoa, 55 em Recife, 43 em Fortaleza, 57 em Manaus, 36 no Gama e outras cidades do DF. Para mais informações sobre como sintonizar a TV Senado ou outros programas e horários de exibição visite o site (http://www.senado.gov.br/tv/) na internet.



27/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR votou 114 propostas e discutiu Copa do Mundo

Brasil mostra na Alemanha experiência no combate à desertificação

Mundo digital está em debate em conferência de comunicações

Conferência busca consolidar agenda dos Direitos Humanos no mundo

Segurança pública e os movimentos de protesto no mundo são temas de conferência no Rio de Janeiro

Brasil mostra software livre em conferência na Argentina