Edital incentiva implantação de núcleos de agroecologia



Cerca de 10 mil pessoas foram beneficiadas com o Edital lançado em 2010 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para fomentar a implantação de núcleos regionais de agroecologia.

Agricultores familiares, estudantes, professores e agentes de assistência técnica e extensão rural foram os beneficiários. Esse foi um dos resultados apontados no Encontro Nacional de Avaliação dos Projetos dos 52 núcleos de agroecologia do Edital nº 58, realizado nesta sexta-feira, 29, em Porto Alegre (RS).

O edital gerou 52 projetos, distribuídos em 20 estados, em todas as regiões do Brasil, e teve a participação de 41 instituições de ensino superior. Os projetos também trabalharam junto aos agricultores políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a diversificação da produção em áreas cultivadas com tabaco. Na avaliação, o grupo apontou avanços, dificuldades e sugestões para os próximos passos no processo de implantação dos núcleos regionais de agroecologia.

O secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, apresentou o contexto em que o Brasil avança no tema agroecologia, principalmente com o lançamento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, e apontou o edital como uma iniciativa que caminha para fortalecer a parceria com as universidades. 

“Nossa intenção é irradiar essa iniciativa nos próximos anos”, observou Bianchini.  “Na área de conhecimento, são parceiros estratégicos no Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica as universidades, os centros de pesquisas”, disse Bianchini.

Ele reafirmou o compromisso do Governo federal para ampliar os trabalhos de pesquisa e extensão universitária. “Há um grupo forte de conhecimento há pelo menos três décadas de construção. A ideia é que essas redes nos ajudem a articular e a construir uma rede grande para que se possa construir bases mais sustentáveis para a agricultura brasileira”, concluiu Bianchini.

Projeto integrador

O representante da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Paulo Petersen, afirmou que pesquisa, extensão e ensino fazem parte de um projeto único e integrador.  “A troca entre os núcleos de agroecologia vai permitir que se avance na teoria agroecológica”, pontuou.

“Disponibilizar recursos para a pesquisa é fundamental para o projeto de desenvolvimento sustentável do País”, disse o presidente da Emater-RS, Lino De David.

Para a presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Irene Cardoso, tais editais fortalecem a agroecologia e criam dinâmicas regionais.

O encontro foi realizado na Emater-RS, em Porto Alegre, e teve as presenças dos coordenadores dos projetos; do presidente da Emater do Rio Grande do Sul, Lino De David; do coordenador de Inovação da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Hur Ben da Silva; e do delegado federal do MDA no estado, Marcos Regelin.

Este foi o oitavo edital para fomento de ensino, pesquisa e extensão lançado pelo MDA e, neste caso, teve parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário 



29/11/2013 18:38


Artigos Relacionados


Edital incentiva a criação de Núcleos de Formação de Agentes Culturais

Edital visa implantação e desenvolvimento de núcleos recreativos para comunidades tradicionais

Estados brasileiros ganham 20 núcleos de agroecologia

Amazonas incentiva implantação de Secretarias Municipais de Cultura

Edital incentiva mulheres nas artes visuais

Lançado edital que incentiva pesquisas em DST, Aids e hepatites