Edital seleciona cooperativas de recicláveis para programa de negócios sustentáveis



Seguem, até o dia 6 de setembro, as inscrições para o Programa Cataforte, que vai destinar recursos para a estruturação de cooperativas e associações para que se tornem aptas a prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar no mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e o beneficiamento de produtos recicláveis.

O Cataforte vai investir cerca de R$ 200 milhões para empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, possibilitando a inserção de cooperativas no mercado da reciclagem e na cadeia de resíduos sólidos. A meta é atingir 35 redes nesta terceira etapa do programa, que inclui ações de assistência técnica, capacitação de catadores e lideranças, apoio à elaboração de planos de negócios, ampliação e nivelamento da infraestrutura das cooperativas. 

O Programa prevê ainda possibilidades de acesso a produtos bancários, como capital de giro a serem disponibilizados pelo Banco do Brasil, como o Cartão BNDES, Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).O edital está disponível no site da Secretaria-Geral da Presidência da República

Programa Cataforte

O Programa Cataforte começou em 2009 com objetivo estimular a organização de grupos de catadores com base nos princípios da economia solidária. Na primeira etapa, o programa capacitou milhares de catadores para estruturarem unidades de coleta e atuarem em rede.

A partir de 2010, o foco foi o fortalecimento da infraestrutura logística das cooperativas, com a aquisição de 140 caminhões para 35 redes de cooperativas e associações de catadores, bem como com a realização de capacitações e prestação de assistência técnica para elaboração de planos de logística.

Nesta terceira etapa, o Cataforte agregou mais parceiros, possibilitando ações integradas e articuladas pela Secretaria Executiva do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – Ciisc, aumento dos recursos e maior eficácia para estruturar redes solidárias de empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, impulsionando a inclusão socioprodutiva e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Produção de lixo no País

O Brasil produz diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo, grande parte depositada de forma inadequada em lixões. Segundo estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ainda existem no Brasil 2.906 lixões, distribuídos em 2.810 municípios, dois quais apenas 18% possuem programas oficiais de coleta seletiva.

Trabalham no Brasil cerca de um milhão de catadores, de acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Eles vivem do trabalho de coleta, triagem e comercialização dos recicláveis. Grande parte da categoria trabalha em condições extremamente precárias, onde estão submetidos a diversos riscos de contaminação, incêndio e acidentes, entre outros, sendo, contudo explorados por empresários que compram seus materiais a baixíssimos preços.



10/09/2013 13:37


Artigos Relacionados


ANA abre processo seletivo para habilitação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis

ANA abre processo seletivo para habilitação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis

BNDES seleciona gestor de investimento para empresas sustentáveis na Amazônia

Centro Paula Souza abre concurso para projetos sustentáveis de novos negócios

Cooperativas são capacitadas para gerenciar seus negócios

Amazonas recebe incubadora de negócios sustentáveis