EDUARDO DEFENDE ATENÇÃO À CULTURA DO NORTE E CENTRO OESTE



O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) elogiou o comportamento de parte da imprensa nacional que tem dedicado espaço a mostrar as potencialidades, belezas e características das regiões Norte e Centro-Oeste. Para ele, "esta parte do Brasil até então desconhecida", apesar de suas riquezas naturais e culturais, muitas vezes é menosprezada em detrimento dos estados localizados na faixa litorânea do país.
- O excesso de concentração em um Brasil litorâneo fez com que o próprio país desconheça a parte maior de si mesmo, e desperdice as maiores potencialidades que possui para alavancar, de forma sustentável, o seu desenvolvimento - comentou.
Na opinião do senador, essa concentração e esse desconhecimento constituem fatores de vulnerabilidade da economia e da afirmação da soberania do Brasil diante do mundo e também contribuem para as sucessivas crises que afetam o país e o impedem de chegar ao patamar das nações desenvolvidas.
Eduardo Siqueira Campos pediu ao Ministério da Cultura que observe os esforços que vêm sendo desenvolvidos por estados e municípios do Norte e Centro Oeste para a recuperação, preservação e divulgação dos seus recursos culturais. Ele acrescentou que há muito a se fazer ainda na área de recuperação do folclore, da arte tradicional, do artesanato, de traços culturais e das tradições indígenas e africanas, representadas por núcleos remanescentes e pela miscigenação de raças.
Ao final do seu pronunciamento o senador registrou manifestação organizada pela população do município de Monte do Carmo (TO), em homenagem ao cantor Rick, da dupla Rick e Renner. Ele informou que parte da programação da visita do artista à sua terra natal foi registrada pela TV Anhanguera para ser veiculada em um programa Vídeo Show especial da Rede Globo.

04/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDUARDO DEFENDE ZONEAMENTO DA AMAZÔNIA E CENTRO-OESTE PARA EXPLORAR POTENCIAL AGRÍCOLA

Cresce participação do Norte e Centro-Oeste no PIB

Chuvas continuam no Nordeste, Norte e Centro-Oeste

Centro-Oeste e Norte lideram expansão de área plantada

Seca continua no Norte e Centro-Oeste até a próxima semana

CDR debate investimentos da Petrobrás no Centro-Oeste, Norte e Nordeste