Eduardo Lopes parabeniza Rio de Janeiro por se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade



O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) parabenizou nesta terça-feira (3) a cidade do Rio de Janeiro por ter se tornado a primeira do mundo a receber o título Patrimônio Mundial da Humanidade como Paisagem Cultural Urbana. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco), no último domingo (1º).

Eduardo Lopes lembrou que a candidatura da cidade se deu em setembro de 2009 e, em seu dossiê, foi assinalada a sua importância e seu valor universal, principalmente, pela soma da beleza natural com a intervenção humana.

- O Conselho Internacional de Monumentos e Sítios da Unesco, ao avaliar a candidatura, ressaltou o fato de ‘não constar, hoje, da Lista do Patrimônio Mundial, qualquer paisagem cultural com a combinação de valores e atributos presentes no Rio de Janeiro’ – disse.

Eduardo Lopes também lembrou que a cidade de Brasília foi reafirmada pela Unesco, na última quinta-feira (28), como integrante do Patrimônio Cultural da Humanidade. O senador recordou que a cidade foi prestigiada com essa declaração há 25 anos, por ser um marco da arquitetura e urbanismo modernos.

- Não sou especialista em arquitetura, mas a beleza da cidade me encanta. Vejo nela o traço criativo do ser humano, cuja genialidade dá testemunho do sopro divino que nos deu a vida – declarou.



03/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Lopes afirma que desenvolvimento sustentável precisa tornar-se realidade mundial

Tião Viana parabeniza São Luís como Patrimônio da Humanidade

Maguito parabeniza cidade de Goiás Velho, candidata a Patrimônio da Humanidade

Forró será indicado para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Francelino Pereira registra campanha para tornar Rio São Francisco patrimônio da humanidade

Praça em Sergipe é o mais novo patrimônio mundial da humanidade