Eduardo Suplicy apoia novo critério para arrecadação de ICMS com o comércio eletrônico



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (3), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou apoio às alterações nas regras de distribuição de recursos arrecadados com o comércio eletrônico.

O senador registrou que três propostas de emenda à Constituição (PEC) sobre o assunto devem ser analisadas na reunião desta tarde da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ele elogiou o parecer que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) vai apresentar sobre a PEC 56/2011, que tramita em conjunto com as PECs 103/2011 e 113/2011.

Suplicy disse que o chamado comércio não presencial no Brasil remonta a longa data, com os pedidos feitos por catálogo ou telefone e entregues pelos Correios. No entanto, acrescentou o senador, foi com o advento da internet que o comércio eletrônico foi instituído. De acordo com Suplicy, o faturamento do setor passou de R$ 540 milhões em 2001 para quase R$ 19 bilhões no ano passado.

- A recente melhoria da renda impulsionou ainda mais o setor, facilitando o acesso a produtos eletrônicos por camadas antes excluídas – declarou.

Na visão do senador, essa nova realidade trouxe benefícios para o cidadão comum, mas trouxe prejuízos para várias unidades da Federação, já que as empresas que distribuem esses produtos se concentram em poucos estados, normalmente mais ricos e desenvolvidos. Suplicy explicou que, da forma atual, todos os tributos arrecadados ficam no estado da empresa que vende o produto pela internet, o que tem favorecido especialmente o estado de São Paulo. Pela nova proposta, parte do que foi arrecadado vai para o estado onde a compra é feita.

- As propostas procuram reequilibrar a relação [entre os estados], com a distribuição dos recursos arrecadados com o comércio eletrônico – argumentou o senador.



03/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova novo critério para arrecadação de ICMS com o comércio eletrônico

Mudança na divisão do ICMS do comércio eletrônico pode prejudicar São Paulo, diz Suplicy

Eduardo Suplicy apoia plebiscito sobre proibição do comércio de armas

CCJ busca acordo para divisão de ICMS no comércio eletrônico

Relator apresenta nova proposta para o ICMS do comércio eletrônico

CCJ analisa propostas que mudam regras do ICMS para o comércio eletrônico