Educação do campo é tema de congresso em Porto Alegre



No segundo dia do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, aconteceu o seminário "Residência Agrária e Educação em Agroecologia: diálogos comuns",  no auditório Figueira, com cerca de 100 participantes, o debate envolveu desde o resgate da cultura camponesa (saberes dos agricultores), até a criação, há 15 anos, do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (Pronera). 

Para o diretor de ensino do Instituto Federal do Pará (IFPA) – campus Castanhal, Romier Sousa, o avanço da educação do campo passa por políticas públicas como o Pronera. "Alguns cursos hoje, cujo enfoque trata da Agroecologia, surgiram a partir do Pronera", diz ele. Cita, como exemplo, o técnico em Agropecuária – com ênfase em Agroecologia, iniciado em 2006, no IFPA ajudou a repensar a prática educativa dentro do instituto. 

Já para Nívia Regina da Silva, da coordenação do curso de Residência Agrária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a importância se dá na proposta pedagógica que estabelece tempo-escola e tempo-comunidade – os estudantes têm oportunidade de vivenciar os conhecimentos teóricos na sala de aula e depois passam esse "saber" para a comunidade em que vivem. Ela comentou, ainda, que a educação da agroecologia também aborda as relações sociais estabelecidas no território, no sentido de reafirmar a agricultura camponesa. 

Evolução

A terceira palestrante, Gema Galgani, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro da Comissão da Comissão Pedagógica do Pronera, discorreu sobre a evolução da educação do campo. "Começou com a educação de jovens e adultos (EJA), passou depois pelo ensino médio, superior e, agora, com a especialização, como é o Residência Agrária, que está presente em 32 cursos no país, sendo 16 destes com enfoque na agroecologia", afirmou ela. 

Serviço:

VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia

XIII Seminário Estadual e XII Seminário Internacional sobre Agroecologia

V Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia

25 a 28 de novembro de 2013

Centro de Eventos da PUCRS – Porto Alegre - RS

Fonte: 
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



28/11/2013 13:54


Artigos Relacionados


Terceiro Setor vira tema de debate em Porto Alegre

PFL realiza congresso em Porto Alegre

Porto Alegre é sede do 8º Congresso Brasileiro de Cinema

Congresso em Porto Alegre aborda História, Memória e Justiça

Convention Bureau divulga Porto Alegre no Congresso da ABAV

Educação no campo é tema de recomendação do Mercosul