Educação em tempo integral e empreendedorismo levam ao desenvolvimento, diz Adelmir Santana



Em pronunciamento nesta segunda-feira (8), o senador Adelmir Santana (DEM-DF) defendeu a educação em tempo integral no ensino fundamental e o empreendedorismo como vetores para o desenvolvimento do país.

Em relação à educação, Adelmir Santana lembrou três propostas de emenda constitucional (PECs) em tramitação no Congresso Nacional que prevêem melhorias no ensino fundamental.

A primeira, a PEC 317/08, estabelece a jornada de tempo integral no ensino fundamental e já teve a sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara.

A matéria será submetida a uma comissão especial e depois vai a Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos, com a aprovação de no mínimo 308 deputados (3/5 do total).

A proposta tramita apensada à PEC 134/07, que prevê punição ao agente público responsável pela garantia à educação básica, em caso de criança e adolescente fora de escola, e o atendimento integral nas escolas públicas.

Atualmente, explicou Adelmir Santana, a Constituição garante a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino fundamental, mas não especifica a jornada de estudos. Por sua vez, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) estabelece jornada de pelo menos quatro horas em sala de aula para o ensino fundamental, mas prevê que esse ensino seja ministrado progressivamente em tempo integral.

Adelmir Santana citou ainda a PEC 74/05, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que determina, como princípio da educação brasileira, que a garantia de padrão de qualidade, já prevista na Constituição, esteja vinculada à oferta obrigatória da educação básica pública em jornada integral, em forma a ser definida por regulamento.

A proposta, que se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), tem como relator o próprio Adelmir Santana, que adiantou ser favorável à matéria e que quatro emendas de sua autoria servirão para aperfeiçoar o projeto.

Quanto ao empreendedorismo, Adelmir Santana destacou uma das alterações naLei Geral das Micro e Pequenas Empresas, em vigor desde julho de 2009, que criou a figura do empreendedor individual, que passou a ter direito à auxílio-doença, à pensão e a todos osbenefícios da Previdência Social.

Infraestrutura

No início de seu pronunciamento, Adelmir Santana destacou artigo publicado no domingo (7) pelo jornal Folha de S. Paulo, em que o presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Abram Szajman, critica a falta de estrutura em diversos setores do país.

No artigo, intitulado "Faltam trilhos", Szajman afirma que o excesso de chuvas e blecautes, atrasos aéreos, estradas esburacadas, ferrovias sucateadas e portos saturados são herança de décadas de falta de planejamento, de execução e de manutenção da infraestrutura urbana e energética do país.

- [Szajman] está certo. Estamos estacionados em todos esses itens, indispensáveis para garantir o desenvolvimento de um país - afirmou.



08/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana destaca importância do turismo para o desenvolvimento regional

Adelmir Santana destaca papel da iniciativa privada no desenvolvimento do país

Educação em tempo integral melhora rendimento

Estado de SP investe na Educação em Tempo Integral

Educação em Tempo Integral avança no Estado

Adesão de escolas à educação em tempo integral vai até o próximo dia 31