Educação: Escola Estadual do interior encena clássico de Shakespeare



Evento realizado desde 2000 consegue unir o clima da festa americana com a importância da leitura

Um elenco com cerca de 40 alunos da Escola Estadual de Clementina, no município de Clementina (DE Birigui), no interior do Estado, subiu ao palco do Clube das Paineiras para apresentar a peça Macbeth, uma adaptação do texto de William Shakespeare. A montagem foi encenada na última semana durante a 5ª Festa do Halloween organizada pela escola.

Nos dois primeiros anos do projeto eram feitas apresentações de trabalhos sobre o Hallowenn norte americano. Mas a comemoração acabou se transformando em oportunidade perfeita para adaptar e encenar grandes clássicos da literatura mundial.

Em 2002 os alunos encenaram Frankenstein. No ano seguinte foi a vez de O Inferno de Dante – A divina Comédia. Os textos eram reescritos pela professora Jovani Clélia Godoi Garcia, idealizadora do projeto. Durante todo o ano os alunos faziam pesquisa sobre o autor e a obra, estudavam a questão de intertextualidade e realizavam seminários e outras atividades.

Objetivos

A idéia é promover, por meio de diversas manifestações de arte, um evento cultural para a exposição e aprimoramento das habilidades artísticas dos alunos, desde a 5ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Outra meta é fomentar a integração entre escola e comunidade, uma vez que os pais não só colaboravam com a preparação da festa, figurinos, e acompanhamento dos ensaios, como também assistiam aos espetáculos.

Assessoria

11/01/2006


Artigos Relacionados


Educação: Música é usada como instrumento de educação em escola estadual do interior

Educação: Alunos de Escola Estadual do interior participam da corrida de São Silvestre

Educação: Primavera e poesia tomam conta de Escola Estadual do Interior

Educação: Escola Estadual do interior faz festa para comemorar 29 anos

Educação: Escola Estadual do interior promove programa de integração social

Educação: Escola Estadual do Interior premiada em concurso sobre prevenção de acidentes de trânsito