Educação: Secretaria dá dicas de opções de lazer com aprendizado para curtir nas férias
São museus, galerias e centros culturais para unir diversão e cultura
O tempo é de descanso, passeios, e por que não, botar a agenda cultural em dia. Pensando nisso, pesquisamos alguns lugares – museus, galerias e centros culturais – pra que você possa unir diversão e cultura durante o período de recesso das aulas. Papel e caneta na mão, anote as dicas que mais interessarem, e bom passeio!!!
Cidade do Livro ( São Paulo – SP)
O passeio inclui o livro de atividades " Diário de Bordo ", lanche completo, material pedagógico de apoio para os professores, presente para escola e brindes para as crianças. O material de apoio aos professores oferece propostas de atividades em sala de aula após a visita. A Cidade do Livro também pode fornecer ônibus de turismo. (preço sob consulta)
Local: Al. Afonso Schimit, 877, Sta Terezinha - São Paulo
Agendamento: (11) 6977-8674 / 6959-6179
Outras informações: www.cidadedolivro.com.br
Centro de Educação Ambiental do Parque Villa-lobos ( São Paulo – SP)
No Centro é possível observar e aprender noções essenciais sobre assuntos como plantas e seus ciclos, relações com a terra, a água e seus usos, as formas de energia, minhocas, insetos, microorganismos etc. Durante a semana o espaço recebe grupos de crianças e jovens de escolas e entidades sociais por meio de visitas monitoradas. Nos finais de semana é aberto ao público em geral.
Local: Parque Villa-Lobos – av. Professor Fonseca Rodrigues, 1.655, Alto de Pinheiros
Preço: Grátis
Monitoria: 3021-6841 (de 3ª a 6ª feira) ou por e-mail: [email protected]
Museu de Arqueologia e Etnologia ( São Paulo – SP)
O museu, que pertence à Universidade de São Paulo, tem por objetivo resgatar a história e a cultura de antigas civilizações desaparecidas, mas também aborda civilizações vivas como os indígenas da Amazônia. No bloco etnológico existe a reconstituição de uma casa atual dos índios bororós, do Mato Grosso, já marcada pela influência da cultura branca. Os estudantes também podem apreciar os brinquedos das crianças carajás: bonequinhos de cerâmica.
Local: Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cid. Universitária, Butantã - São Paulo (SP).
Agendamento: (11) 3818-4901.
Informações www.mae.usp.br
Casa de Portinari ( Brodowski – SP)
O museu está instalado na antiga residência do pintor, em sua terra natal: Brodowski. Abriga obras realizadas por Portinari em Pintura Mural , nas técnicas de afresco e têmpera, desenhos, estudos, objetos de uso pessoal e profissional, móveis, utensílios e documentos do artista e da família dele. A Sala de Pesquisa apresenta vasto material sobre o artista, constituído por livros, revistas, catálogos e artigos de jornais, inclusive em outros idiomas, bem como vídeos-documentários sobre a vida, a obra do artista e assuntos afins. No interior da residência - na área dos jardins - está a "Capela da Nonna" feita pelo artista para sua avó rezar, e na qual Portinari pintou os santos prediletos da avó, com o especial detalhe para as fisionomias, feitas com base em rostos de pessoas da família dele.
Local: Praça Candido Portinari, 298.
Informações (16) 3664-4284 ou www.casadeportinari.com.br .
Museu do Café Brasileiro ( Santos – SP)
O edifício da Bolsa Oficial do Café, patrimônio histórico e arquitetônico situado no Centro de Santos, e construído para centralizar, organizar e controlar as operações comerciais de café, é agora sede do Museu do Café Brasileiro . Entre as atrações de seu interior, há quadros de Benedito Calixto, vitrais, um mobiliário antigo decorando o salão do pregão, mesa de classificação de café e mesa de prova.
Local: Rua XV de Novembro, 95, Centro
Agendamento: (13) 3219-5585
site: www.museudocafe.com.br
e-mail: [email protected]
Museu de Arte Moderna (São Paulo – SP)
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo está em três espaços diferentes na cidade de São Paulo: a sede, no Parque Ibirapuera, conta com duas salas de exposição nas quais são apresentadas mostras periódicas de arte brasileira e internacional moderna e contemporânea, além do Projeto Parede, que, semestralmente, convida um artista para realizar uma obra específica. O MAM-Ibirapuera oferece ao público uma biblioteca especializada, um restaurante com vista para o Jardim de Esculturas, o ShopMAM (loja especializada em design brasileiro e livros sobre arte) e um auditório com capacidade para 200 pessoas, onde são apresentados filmes, palestras e debates. A coleção do Museu, composta de cerca de 3.500 obras de arte moderna e contemporânea brasileira, também fica neste prédio, onde visitas monitoradas e atividades em atelier são oferecidas pelo Setor Educativo. O MAM-Higienópolis, aberto em 1999, ocupa uma casa de 300 m2 originalmente projetada por Ramos de Azevedo e conta com duas salas de exposição onde são apresentadas obras de jovens artistas brasileiros que trabalham com imagens por meio de fotografia, vídeo ou computador. Já o MAM-Villa-Lobos, inaugurado em 2000, no terceiro andar do Shopping Villa-Lobos, apresenta mostras reunindo obras da coleção do MAM, com o objetivo de levar a um número ainda maior de pessoas a oportunidade de conhecer melhor a produção artística brasileira. Cursos e visitas guiadas são oferecidas pela equipe do Educativo MAM. Uma filial do ShopMAM localiza-se ao lado da sala de exposição.
Local: av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque do Ibirapuera, portão 3. Demais unidades: veja mapa .
Informações (11) 5549-9688 ou www.mam.org.br
Centro Cultural São Paulo ( São Paulo – SP)
O Centro Cultural São Paulo realiza exposições de artistas contemporâneos, com duração de dois meses cada.
Local: rua Vergueiro, 1000, São Paulo.
Informações (11) 3383-3400 ou www.prodam.sp.gov.br .
Galeria de Arte do Sesi ( São Paulo – SP)
A Galeria de Arte do Sesi fica no Centro Cultural Fiesp, que tem também o Teatro Popular do Sesi e uma biblioteca com gibiteca, a serviço do público. A entrada é gratuita em todos os espaços. Informações para o público: (11) 3146-7405
Local: Galeria de Arte do SESI - Av. Paulista, 1313
Agendamento: (11) 3146-7405
Museu da Língua Portuguesa ( São Paulo – SP)
Considerado o museu do século 21, com novas formas de relacionar seu acervo com o público, o espaço tem um vasto conteúdo sobre linguagem, história da língua, os inúmeros idiomas que ajudaram a formá-la, as formas que ela assume no cotidiano e a criação da língua na literatura brasileira, entre outros assuntos apresentados em diversas mídias.
Local: Estação da Luz (Praça da Luz nº 1 – Bairro: Luz)
Agendamento: 3326-0775
Celso Bandarra
01/04/2007
Artigos Relacionados
Educação: Museu da Língua Portuguesa reúne diversão e aprendizado para estudantes em férias
Educação: Museu da Língua Portuguesa reúne diversão e aprendizado para estudantes em férias
Educação: Museu da Língua Portuguesa reúne diversão e aprendizado para estudantes em férias
Opções para curtir a natureza nos parques paulistas
Lazer: Secretaria Estadual da Cultura promove cursos de férias na Capital e Interior
Lazer: Secretaria Estadual da Cultura promove cursos de férias na Capital e Interior