Educação: Secretária participa de Congresso Internacional de Língua Portuguesa
Encontro na PUC/SP vai até sábado, dia 29, e terá a participação de conferencistas de vários países
Formação do Professor de Língua Portuguesa, Memória e História, Variedades do Discurso, Diversidade Cultural, Leitura e Redação e Diversidades Lingüística. Estes são os principais assuntos do 11º Congresso Internacional de Língua Portuguesa e do 2º Congresso de Lusofonia do Instituto de Pesquisas Lingüísticas para Estudos de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). A abertura nesta quinta-feira, dia 27, no teatro da entidade, o TUCA, contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos. “É um prazer renovado ver a garra da equipe desta universidade. Isso reforça a idéia de que a experiência não nos desgasta, e sim, nos anima a continuar”, disse.
A secretária lembrou ainda a importância histórica da universidade e do teatro usado para sediar o evento. “Como falar da educação brasileira sem falar da PUC? Mais do que reverenciar o evento em si, vale a pena reverenciar a casa que nos recebe”, afirmou Maria Lucia.
Parceria
Outro ponto destacado pela secretária foi a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a PUC. Um exemplo é o PEC Municípios - Pr ograma de Formação Universitária para Professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e de Educação Infantil das Redes Públicas Municipais do Estado de São Paulo. Na primeira edição, em 2004, o PEC Municípios formou cerca de 4.500 professores de 41 municípios do Estado de São Paulo, com gestão acadêmica da USP e da PUC/SP. “ Na segunda edição, iniciada em abril de 2006, o programa já conta com 44 turmas inscritas, 14 municípios e atende 1.811 alunos. A meta até maio de 2006 é atender 50 turmas e 2.000 alunos”, informou.
A PUC também é parceira do Programa Escola da Família no Estado de São Paulo. A instituição oferece 604 bolsas em 43 cursos e possui 498 bolsistas. Só no município a PUC é a responsável por 554 Bolsas, em 32 cursos e possui 450 bolsistas.
Como será
O Congresso contará com palestras de educadores de renome nacional e internacional, mesas- redondas, mini cursos, oficinas pedagógicas, salas temáticas e lançamentos de livros. A abertura do evento contou com as palestras de Evanildo Bechara - filólogo e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e Maria Helena Araújo Carreira, da Université, Paris 8.
Serviço
11º Congresso Internacional de Língua Portuguesa e do 2º Congresso de Lusofonia - PUC/SP
Data: Dias 27,28 e 29 de abril
Horário: A partir das 8 horas
Local: Pontifícia Universidad
04/27/2006
Artigos Relacionados
Secretária da Educação participa do Congresso Estadual de Municípios
Revista Internacional em Língua Portuguesa recebe artigos sobre cidades e metrópoles
Encontro Internacional sobre literatura e jornalismo de língua portuguesa acontece até sábado
São Paulo sedia Encontro Internacional sobre literatura e jornalismo de língua portuguesa
Educação: Alunos de Guarulhos visitam o Museu da Língua Portuguesa
Secretaria de Direitos Humanos promove debate sobre acessibilidade nos países de língua portuguesa