Educação: USP está entre as 200 melhores universidades do mundo
Ranking foi publicado pelo jornal inglês The Times
A Universidade de São Paulo (USP) está entre as 200 melhores do mundo, de acordo com ranking publicado pelo jornal inglês The Times. A USP, classificada na 196ª posição, é a única da América do Sul a figurar na lista e a segunda latino-americana, atrás da Universidade Autônoma de México, que ocupa o 96o lugar. No ano passado, quando o jornal britânico anunciou a lista pela primeira vez, não havia instituição brasileira.
Considerada a mais importante no ensino superior do País, a USP tem atualmente 75.962 alunos. Oferece 221 programas de pós-graduação e, sozinha, é responsável por um quarto da produção científica brasileira. O número de artigos da instituição de ensino publicados em revistas científicas cresce 10% ao ano.
Na edição de 2005, o ranking do periódico Times teve sua metodologia alterada. A opinião dos acadêmicos entrevistados, mais de 2 mil em todo o mundo, perdeu espaço, caindo de 50% para 40% do peso final. Foram levados em conta dados sobre citações de pesquisas da universidade em revistas científicas, regime de dedicação dos professores, número de docentes e de alunos e a presença de estrangeiros na instituição. Além disso, foram acrescentados novos critérios, como consulta a grandes empresas sobre a qualidade da
12/22/2005
Artigos Relacionados
USP é classificada entre as 200 melhores universidades do mundo
USP, Unicamp e Unesp estão entre as melhores universidades do mundo
Brasileira está entre as 100 melhores tenistas do mundo
Brasil está entre melhores destinos do mundo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP está entre as melhores do mundo
Banco do Brasil está entre as melhores empresas do mundo na gestão de carbono