Educação vai mapear estruturas e quantidade de alunos no Estado
Estudo será realizado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)
A Secretaria de Estado da Educação vai realizar um completo mapeamento, em 2008, das cerca de 5.300 escolas estaduais. Além da quantidade de alunos por sala, o estudo, que acontecerá em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), irá averiguar toda estrutura física das unidades.
O objetivo da Secretaria é reorganizar a rede estadual de ensino. "Queremos avaliar como está a acomodação da demanda e, se necessário, adotar ações para a melhoria do atendimento. A prioridade é a qualidade no aprendizado", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
A pesquisa começará em 2008. Atualmente, 4% do total de escolas da rede estadual estão acima do previsto na Resolução 125 da Secretaria, pois estão em áreas de movimentação populacional intensa.
"São Paulo tem a maior rede de educação do Brasil. É importante que tenhamos um novo mapa, completo, apontando o que precisa ser alterado, ampliado ou reorganizado", diz a secretária.
Recentemente a Secretaria lançou um plano de metas e ações que inclui a reestruturação das escolas estaduais. Até 2010 serão construídas 74 escolas e reformadas e ampliadas outras 77. Ainda está prevista recuperação e cobertura de 2315 quadras de esportes, implantação de salas de informática e de material de apoio a ciências e kits-multimídia para salas de professores, entre outras medidas.
Da Secretaria de Educação
12/14/2007
Artigos Relacionados
USP organiza questionário para mapear perfil de ex-alunos
Escolas receberão R$100 milhões para adaptar estruturas a alunos com deficiência
Alunos do Estado visitam acervo da educação
Educação: Concurso Cantina Escolar premia alunos do interior do Estado
Educação: Projeto ambiental no interior do Estado estimula convívio dos alunos com a natureza
Educação: Programa Hora da Leitura envolve pais, alunos e comunidade no interior do Estado