Educadores aprovam efeitos do Programa Ler e Escrever



O Ler e Escrever abrange recursos e materiais de apoio

Os primeiros resultados do Programa Ler e Escrever, da Secretaria de Estado da Educação, têm agradado aos professores da rede de ensino. "Para mim, este ano está sendo mais positivo que os outros. Consigo a participação de um maior número de crianças e isso é muito importante", julga a professora Elena Aparecida Borba de Paula, da 1ª série G da Escola Estadual Dom Pedro Villas Boas de Souza.

O Ler e Escrever abrange recursos e materiais de apoio elaborados com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças das primeiras séries de escolas da rede pública estadual de ensino. Envolve, também, a presença de um aluno pesquisador universitário como auxiliar do professor. "Acho que a maioria da minha turma foi além do esperado", avalia a professora. "Quando o ano começou, eu tinha 17 alunos pré-silábicos, dos 24 da turma. Hoje, só tenho um".

Lembrando que apenas o primeiro semestre de estudos foi transcorrido, a professora Elena ressalta o caso de um de seus alunos, que já usa o que aprendeu para ampliar os horizontes de comunicação: “Essa criança chegou aqui pré-silábica e, em contato com tudo isso, já está alfabetizada, inclusive escrevendo. Ele deixa recados para a mãe. Está usando a escrita porque precisa".

Sucesso – Outra a atestar o sucesso do novo sistema de alfabetização é a aluna-pesquisadora Conceição Aparecida Clein, bolsista do Ler e Escrever na mesma escola. "A sala em que dou apoio está quase toda alfabetizada”, afirma. Florinda Odwara Conti, diretora da unidade, localizada no município de Embu-Guaçu (Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra), também considera que há avanços desde a adoção do programa, no início deste ano. Para ela, a iniciativa promove inclusão equilibrada de todos os alunos. "O interessante é que o programa está propiciando qualidade de ensino em igualdade a todos".

Também dirigente de ensino em Itapecerica, a educadora Maria Madalena Roxo relata que as escolas sob sua responsabilidade têm obtido sucesso com a implementação da iniciativa. "Fico feliz com a participação da nossa região porque acho que estamos indo na linha certa”, observa.

Da Secretaria da Educação

(M.C.)



08/20/2008


Artigos Relacionados


Programa Ler e Escrever incentiva aprimoramento na alfabetização de crianças

Professores e alunos já utilizam materiais do Programa Ler e Escrever

Senadores aprovam proposta de política de orientação sobre efeitos danosos da exposição ao sol à saúde

Educadores debatem qualidade do ensino em programa da TV Brasil

Programa abre 6,6 mil vagas para educadores da rede estadual de SP

Educadores debatem escola pública de tempo integral do programa Mais Educação