Efraim Morais comemora 50 anos do "Diário da Borborema", de Campina Grande (PB)



O senador Efraim Morais (DEM-PB) comemorou, em discurso nesta segunda-feira (1º), os 50 anos de existência do Diário da Borborema, pertencente aos Diários Associados, rede de comunicação criada pelo empresário e jornalista Assis Chateaubriand, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O jornal completa o seu cinqüentenário nesta terça-feira (2).

- Esta é uma homenagem justa a um jornal que há 50 anos era inaugurado sob a orientação e inteligência de um homem como Assis Chateaubriand, que fez a sua parte pela Paraíba - disse o parlamentar.

Efraim afirmou que Assis Chateaubriand deixou sua "marca indelével, até hoje perceptível" nas empresas de comunicação que "semeou por todo o país", em especial em Campina Grande, que apesar de ser a segunda maior cidade do estado e pólo de referência para a Paraíba e para o Nordeste, não tinha jornal diário.

O parlamentar recordou que o próprio Chateaubriand e outros renomados jornalistas dos Diários Associados escreviam para o Diário da Borborema, o que fez com que este veiculasse grandes temas e debates nacionais, sem perder, no entanto, o vínculo com "as terras, as gentes e as questões locais".

Efraim exemplificou o aspecto local de o Diário com os relatos do agricultor semi-analfabeto Manoel Alexandrino Leite, que viajava pelo sertão e, na volta, relatava ao repórter do jornal fatos e informações coletadas durante a viagem, o que teria garantido "sucesso e longevidade" ao Diário da Borborema. O Diário teria participado ainda de campanhas de interesse econômico, social e regional como a criação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sem, com isso, enfatizou Efraim, tornar-se "provinciano".

Padre Manoel Vieira

O senador homenageou também em seu discurso os 100 anos de nascimento do padre Manoel Vieira, político e educador da cidade de Patos, sertão da Paraíba. Efraim recordou que padre Vieira foi diretor do Colégio Diocesano de Padres entre 1936 e 1966, para onde se deslocavam estudantes de vários estados vizinhos do Nordeste. Em 1966, foi secretário de Educação do estado por sete meses, quando deixou o cargo por assumir mandato de deputado estadual, entre 1967 e 1970.

Os senadores Mão Santa (PMDB-PI) e Cícero Lucena (PSDB-PB) elogiaram as homenagens ao cinqüentenário do Diário da Borborema.



01/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim comemora 50 anos do "Diário da Borborema", de Campina Grande (PB)

Efraim comemora os 145 anos de Campina Grande

Cícero Lucena comemora 147 anos de Campina Grande

Efraim pede explicações do ministro da Saúde sobre descredenciamento de hospital em Campina Grande

Vital do Rêgo comemora aniversário de Campina Grande

Efraim Morais celebra os 424 anos de fundação de João Pessoa