Egressos trabalham na limpeza e paisagismo de Sorocaba
Solenidade marcou início de parceria entre SAP, Funap e prefeitura do município
Cerca de 50 egressos do sistema prisional de São Paulo estão sendo treinados para a execução de serviços de roçagem e paisagismo na cidade de Sorocaba. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) e a prefeitura de Sorocaba e tem como objetivo qualificar mão-de-obra e proporcionar aos ex-presidiários que moram na região, uma alternativa de geração de renda.
Todos os beneficiários do programa estão cadastrados na Central de Atendimento ao Egresso (CAE) de Sorocaba, que é um dos núcleos do Departamento de Reintegração Penitenciária (DRSP) da SAP. Após receberem o treinamento eles atuarão na limpeza urbana, usinagem de entulhos e galhos, combate às queimadas, recuperação da mata ciliar de cursos d’água, recuperação de prédios públicos, além de serviços de alvenaria e pintura de pichações.
A parceria foi possível graças ao programa “Cidade Super Limpa” da prefeitura de Sorocaba, com a participação das Secretarias municipais de Obras e Infra-estrutura Urbana; Educação; Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente; Administração; Finanças; Governo e Planejamento; Negócios Jurídicos; Desenvolvimento Econômico, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de (SAAE).
A primeira turma do Curso de Empreendedorismo e Cooperativismo destinado a presidiários, egressos e familiares teve início no dia 15 de fevereiro, na sede regional da Funap (Fundação de Amparo ao Preso) de Sorocaba. A participação no curso é pré-requisito para o ingresso dos interessados na Cooperativa de Presos da Regional de Sorocaba (Coopereso), com quem a Funap mantém convênio.
Para participar do programa, o ex-detento precisa fazer um cadastro na CAE de Sorocaba e aguardar liberação de vaga. Reeducandos que cumprem pena em regime semi-aberto também podem se cadastrar.
O termo de convênio – assinado pela prefeitura de Sorocaba e Funap – que permitirá a contratação de ex-detentos e de familiares de presos para prestarem serviços de manutenção na cidade foi assinado no dia 22/2, no teatro Municipal de Sorocaba, na presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Vitor Lippi; secretário municipal José Maurício Dell'Osso Cordeiro; Cel. Lino Wagner Modenesi (representando o secretário estadual da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto); diretor do DRSP, Mauro Rogério bitencourt; diretora executiva da Funap, Lúcia Maria Casali de Oliveira, entre outros.
“Estamos criando oportunidades para quem teve pouca ou quase nenhuma chance na vida”, declarou Lippi. “Esse é apenas o começo de uma jornada feita de mãos dadas. É isso que fica estabelecido, a partir de hoje: um pacto de confiança”, afirmou. “Trata-se de experiência inédita, que proporcionará oportunidade de trabalho e renda a egressos e familiares de presos, sendo nossa expectativa que tal projeto sirva de piloto para outras cidades do Estado”, completou Casali.
Ao final do evento, o prefeito convidou todos os egressos e seus familiares (que também participam do projeto, através da cooperativa) – todos com o uniforme do projeto – para o palco do teatro, onde posaram para fotos junto das autoridades.
Serviço:
Convênio Funap e Coopereso (Cooperativa de Presos da Regional de Sorocaba) - Projeto Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira.
Sede Regional da Funap em Sorocaba - Rua Paraná, n° 95 no bairro Santa Terezinha.
Da Secretaria da Administração Penitenciária
(I.P.)
03/03/2008
Artigos Relacionados
Detentos trabalham no setor de limpeza pública em Presidente Venceslau
Paisagismo do Rio Tietê recebe manutenção
Paisagismo integra rio Tietê à metrópole
USP: Paisagismo será discutido em encontro nacional na FAU
Daee investe R$ 8,9 milhões na manutenção do paisagismo do Tietê
DAEE investe R$ 6,2 milhões na manutenção do paisagismo do Tietê