ELLEN GRACIE É APROVADA PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Antes da decisão, o senador Ademir Andrade (PSB-PA) manifestou sua satisfação em ver, pela primeira vez na história, uma mulher assumir um cargo de ministro do STF. Ele elogiou o presidente Fernando Henrique Cardoso por ter enviado o nome de Ellen Gracie à deliberação do Senado, dizendo não haver nenhuma dúvida quanto ao mérito da nova ministra.
O senador disse ainda que a escolha indicava a oportunidade da aprovação de proposta de emenda constitucional de sua autoria que submete as nomeações de ministros do Supremo Tribunal Federal à alternância entre os sexos. "Essa proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e espero que a escolha de Ellen Gracie faça todos compreenderem a importância dessa emenda constitucional", afirmou.
Ademir Andrade disse ainda que, sendo já maioria na população brasileira, conforme atestam as estatísticas do IBGE, as mulheres precisam efetivamente ocupar seu espaço. Na opinião do senador, sua proposta de emenda constitucional vem ao encontro disso, sendo relevante também observar que, na medida em que as mulheres vão ocupando cargos importante no país, a sociedade tende a tornar-se mais justa.
22/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Íntegra do discurso da ministra Ellen Gracie, presidenta do Supremo Tribunal Federal, na abertura do ano legislativo
Ellen Gracie diz que Supremo está preparado para conduzir processo do "mensalão"
Renan participa da posse de Ellen Gracie na presidência do Supremo
Luiz Fux é indicado para o Supremo Tribunal Federal
Ministra do TST é escolhida para vaga no Supremo Tribunal Federal
Ellen Gracie convida Renan para posse na Presidência do STF