Em tempo recorde, FB-25 volta a operar na Travessia São Sebastião/Ilhabela



Embarcação foi retirada para reforma em setembro deste ano e voltou a operar na última semana

A balsa FB-25 voltou a operar no último sábado, 17, totalmente reformada, na travessia São Sebastião / Ilhabela. A embarcação foi retirada de operação em setembro deste ano e sua reforma foi executada em tempo recorde de três meses, antecipando os trabalhos para reforma geral e obtenção da renovação do CSN - Certificado de Segurança de Navegação, de acordo com determinação da Capitania dos Portos, que acontece de quatro em quatro anos.

Com o retorno da FB-25, maior embarcação das Travessias Litorâneas, o litoral norte conta hoje com mais 100 vagas, aumentando sua capacidade operacional para 261 veículos em cinco embarcações: FB-11 e FB-18, com capacidade para 36 veículos (cada uma); a FB-20, para 48 veículos; FB-Valda II, para 41 veículos; e a FB-25.

Conforme era esperado, o retorno da embarcação fez com que o tempo de espera para embarque/desembarque fosse reduzido significativamente, nos horários de pico da travessia. No último final de semana, por exemplo, o tempo de espera de saída da Ilhabela não ultrapassou os 40 minutos.

Foram executados no ferry-boat serviços de pintura geral; substituições eixos e hélices, parte elétrica; reforma do passadiço; e substituição dos equipamentos de salvatagem e combate a incêndio, proporcionando mais segurança e conforto aos usuários.

A travessia de São Sebastião é a mais longa, com percurso de 2,4 mil metros, e a que mais sofre com os efeitos dos ventos e das marés, por ser uma travessia em mar aberto. Com certa freqüência, os fortes ventos na região paralisam os serviços nesta travessia.

Para tentar reduzir esta quantidade de paralisações, a Dersa contratou um estudo de ventos e marés junto ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no sentido de reavaliar a influência dos ventos sobre as embarcações atualmente utilizadas nesta travessia. O estudo do IPT será avaliado por todos os órgãos competentes e, se aprovado, poderá reduzir as paralisações em função da velocidade dos ventos em São Sebastião x Ilhabela.

Investimentos em 2011 e 2012

Neste ano a Dersa investiu mais de R$ 90 milhões em todo o sistema de Travessias Litorâneas com a construção de uma terceira gaveta e reforma das duas atuais do lado de Santos; reforma em 14 embarcações que atendem os Litorais Norte, Centro e Sul para renovação do CSN; início das reformas das carreiras dos estaleiros de Vicente de Carvalho, Guarujá e Iguape, construção de um novo flutuante para Bertioga; e implantação da Bilhetagem Eletrônica nas travessias de pedestres de Vicente de Carvalho / Praça da República (Santos) e Santos / Guarujá, e modernização dos sistemas de monitoramento das embarcações e das filas.

Para 2012 está sendo projetado investimento de R$ 80 milhões no sistema. Serão construídas três novas balsas com capacidade de 60 a 70 veículos, uma delas para a Travessia São Sebastião/Ilhabela. Também serão compradas duas lanchas Catamarã para 350 passageiros cada. A entrega está prevista para o final do próximo ano.

Informações

Com o Twitter@Travessiasdersa, implementado em abril, os usuários recebem informações online sobre o tempo de espera, condições climáticas, quantidade de embarcações em operação, que também são disponibilizadas pelo 0800 77 33 711 e no http://www.dersa.sp.gov.br/travessias/cameras_aovivo.asp.

O usuário pode ainda obter informações de seu interesse, como paralisações emergenciais (por neblina, ventos, derrocamentos de pedras etc.) e de impacto operacional (quebra de embarcações e previsão de retorno). Vale lembrar que em apenas 7 meses, o Twitter @Travessiasdersa possui hoje mais de 32 mil tweetes publicados e mais de 500 seguidores.

E quem preferir pode agendar a viagem pelo sistema de Hora Marcada, disponível 24 horas.

Para maior comodidade dos usuários e otimização das vagas disponíveis, este serviço conta somente com a opção de acesso pela Internet com débito em cartão de crédito por meio das bandeiras Visa, Mastercard e Diners Club Internacional.

Com isso, o pagamento da tarifa será no vencimento da fatura do cartão.
Fazer a reserva da hora marcada pela Internet é muito simples: basta clicar no menu Travessias/Hora Marcada e abrir a página onde estão todas as explicações para usar o sistema.

O agendamento das viagens agora é feito com antecedência de no mínimo 12 horas e máximo de 60 dias.

Da Dersa



12/23/2011


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