Em um mês, simulados contra desastres naturais capacitaram 1,6 mil pessoas
Entre março e abril deste ano, cerca de 1,6 mil pessoas foram capacitadas nos simulados de preparação de desastres naturais na Região Nordeste. O número de pessoas treinadas para agir em situações de emergência, inclui moradores de áreas de risco, agentes municipais e estaduais de defesa civil e voluntários.
Até o final deste ano, a Defesa Civil Nacional espera capacitar populações de zonas de risco de todos os estados das regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste.
Segundo o diretor de Minimização de Desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun, o simulado tem o objetivo de ir além do treinamento da população. Segundo ele, o exercício ajuda fortalecer as defesas civis locais e demais órgãos que prestam assistência e socorro em situações de desastre. "Uma vez que acontece o desastre, é necessária a articulação de diversas organizações: defesa civil municipal, corpo de bombeiros, a polícia militar", pontua. "As diferentes organizações têm que conversar, saber como falar, como agir na situação de desastre", esclarece.
Nos últimos dois anos, o Ministério da Integração Nacional capacitou mais de 10 mil pessoas em técnicas de defesa civil. Além do trabalho de prevenção e redução de danos, a Defesa Civil Nacional tem buscado atuar com rapidez na resposta a desastres. Uma das ações realizadas é o cadastramento de municípios para acesso a recursos emergenciais, via cartão de pagamento de defesa civil.
30/08/2013 11:29
Artigos Relacionados
Simulados preparam populações do Sul e do Sudeste para enfrentar desastres naturais
Simulados de desastres naturais serão aplicados no Acre e Amazonas neste sábado (31)
Ações contra desastres naturais terão R$ 381 mi
RJ terá recursos para obras contra desastres naturais
Seis municípios receberão recursos contra danos causados por desastres naturais
Maldaner pede reforma tributária e investimento em prevenção contra desastres naturais