Embaixadora destaca importância da representação brasileira na Santa Sé



Relator da Mensagem 36/04, o senador Marco Maciel (PFL-PE) apresentou, na reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), um resumo da carreira da diplomata Vera Lúcia Barrouin Crivano Machado, indicada para chefiar a missão brasileira na Santa Sé (Vaticano). Embaixadora na Índia nos quatro últimos anos, a diplomata exerceu missões em várias capitais mundiais, inclusive Washington (EUA), participando de comissões multilaterais ligadas às questões ambientais e de energia.

Única dos três diplomatas indicados presente à CRE, Vera Lúcia, em sua rápida explanação aos senadores, destacou a importância do cargo para a qual foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ser o Brasil o maior país católico do mundo (no censo populacional de 2000, 73% de brasileiros se declararam católicos).

- A Igreja é uma fonte de apoio moral e religioso para grande parte da população brasileira. Tem sido importante nos movimentos sociais e na luta pela redemocratização - destacou a embaixadora, que fez aos senadores um relato histórico das diferentes fases do catolicismo.

Vera Lúcia destacou que a Santa Sé mantém relações diplomáticas com 170 países, tendo reconhecido o Brasil como Estado independente em 1826. Ela lembrou que o papa João Paulo II acumula diversas funções: além do bispo de Roma, é o presidente do Conselho Papal, chefe de Estado do Vaticano e chefe da Igreja Católica.

- As relações Brasil-Santa Sé sempre foram marcadas pela tradição e a singularidade. A Igreja teve papel fundamental desde os primeiros minutos da história do Brasil - disse a embaixadora.

Sobre o seu período de quase quatro anos no comando da embaixada brasileira em Nova Déli, na Índia, a diplomata manifestou sua satisfação em ver que as relações bilaterais têm hoje "um patamar muito diferente".

- Quando cheguei à Índia, elas eram fluidas, mas muito tênues. Fizemos um trabalho que elevou a balança comercial de US$ 280 milhões, em 1998, para US$ 1,2 bilhão em 2002 - informou, lembrando que a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez à Índia em janeiro passado, acompanhado por 80 empresários, deverá dinamizar ainda mais as relações bilaterais.



13/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa destaca importância da arte

Mão Santa destaca importância da alternância do poder na democracia

Mão Santa destaca importância dos vereadores para a democracia

Mão Santa destaca importância da oposição para a modernização política

João Pedro destaca importância do PT para a democracia brasileira

Osvaldo Sobrinho destaca importância da diplomacia parlamentar brasileira