Embarques e desembarques domésticos chegam a 13,2 milhões em dezembro



No mês de dezembro de 2010, os aeroportos brasileiros receberam 13,2 milhões de embarques e desembarques de voos domésticos, 2 milhões a mais do que em 2009. Mesmo com o crescimento expressivo do movimento de passageiros, o índice de atrasos acima de 30 minutos continuou nos mesmos patamares dos últimos anos, por volta de 20%, assim como o de cancelamentos, cerca de 5%. 

Já os voos domésticos com decolagem com mais de 1h de atraso foram 7,89% em dezembro. As medidas para o setor aéreo no fim de ano foram coordenadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em conjunto com as seis maiores companhias aéreas brasileiras – Grupo TAM (que inclui a Pantanal), Gol/Varig, Azul, Webjet, Avianca e Trip –, além da Infraero, Polícia Federal, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Receita Federal.

De acordo com a fiscalização feita pela Anac nos 11 aeroportos de todas as regiões onde ocorreu a operação de fim de ano, os planos de contingência apresentados pelas companhias aéreas foram seguidos. Entre as medidas, houve a utilização de aeronaves reserva para a reacomodação de passageiros, a ocupação de todas as posições de check-in em horários de pico, entre outras ações.

Nos casos de atrasos, cancelamentos e preterição em que houve descumprimento da assistência devida ao passageiro ou de qualquer regulamento da aviação civil, as companhias foram autuadas.


Irregularidades e reclamações

Até a data de hoje, foram confirmados 329 autos de infração pelas equipes de fiscalização da Anac, que representa um valor estimado em R$ 2,3 milhões. Destes, 248 autos foram para as empresas TAM, Webjet e Gol. 

As companhias Azul, Avianca e Trip não tiveram nenhuma irregularidade comprovada até o momento. 

Entre as companhias estrangeiras, foram 81 autos de infração confirmados para a Aeroméxico (72), American Airlines (3), Air France (2), KLM (2), TAP (1) e Taca (1). Os números ainda poderão aumentar já que todas as manifestações de passageiros registradas na Anac também estão sendo avaliadas e poderão gerar autuações para as companhias aéreas.

No período da operação – de 17 de dezembro de 2010 até 7 de janeiro de 2011 – a Anac registrou 3 mil reclamações contra as seis maiores empresas aéreas no Brasil todo, o que corresponde a 0,02% do movimento de passageiros transportados em voos domésticos no mês de dezembro. A Avianca foi a companhia aérea com o menor número de queixas de passageiros e também a mais eficiente em pontualidade e regularidade.

A partir deste mês, a Anac também passará a divulgar na Internet as manifestações feitas pelos passageiros, por companhia aérea e por assunto. As manifestações incluem reclamações e pedidos de informação feitos pelos canais de atendimento da Agência. 

Fonte:
Anac

 

24/02/2011 16:24


Artigos Relacionados


Aeroportos já tiveram 10 milhões de embarques e desembarques em dezembro, diz Anac

Desembarques domésticos crescem 17,41%

Desembarques domésticos crescem 18,67% este ano

Desembarques domésticos crescem 20,76% no primeiro semestre

Desembarques domésticos batem recorde em maio

Desembarques domésticos crescem 6,6% no quadrimestre, segundo infraero