Embrapa discute na Bahia o uso de etanol de mandioca
As perspectivas de pesquisa e de uso de etanol de mandioca são o tema principal da reunião técnica que a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, realiza na segunda-feira (24), em sua unidade no município de Cruz das Almas (BA).
O encontro é destinado a pesquisadores, analistas, professores, produtores, empresários e administradores. O objetivo do encontro é compartilhar as experiências de diversas instituições de pesquisa sobre o etanol de mandioca.
“Na atual conjuntura da cadeia produtiva da cultura, é imprescindível iniciar um esforço de pesquisa e desenvolvimento com foco bem definido e parcerias agregadoras”, afirma o pesquisador Álvaro Bueno, um dos coordenadores da reunião, juntamente com o cientista Vanderlei Silva.
Atualmente, todo álcool combustível brasileiro é extraído da cana-de-açúcar, de forma que o desenvolvimento de fontes alternativas tem importância estratégica para o País. Além disso, o etanol é um biocombustível renovável que pode contribuir de forma significativa para reduzir a emissão de gases poluentes.
Novas espécies de mandioca
A reunião será dividida em cinco palestras e em um fórum para discussões. Os pesquisadores Vanderlei Silva e Álvaro Bueno vão abordar, respectivamente, a pesquisa com mandioca na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e as perspectivas de pesquisa com etanol de mandioca na unidade. “A pesquisa deverá desenvolver novos genótipos de mandioca com aptidão específica para a produção de álcool”, explica Vanderlei.
Em outra palestra, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (Idan), Hilton Gomes, falará sobre o uso da biomassa da planta na geração de energia e alimentação de ruminantes.
Ainda na reunião, representantes do Centro de Raízes e Amidos Tropicais (Cerat) e da Embrapa Agroenergia vão apresentar o andamento das pesquisas com etanol de mandioca em suas instituições.
Fonte:
Embrapa
24/05/2010 16:39
Artigos Relacionados
Anibal Diniz: etanol de mandioca pode levar energia a municípios isolados do Acre
BNDES, Embrapa e parceiros estudam setor de etanol
Pesquisa inédita da Embrapa vai ampliar fontes de etanol
Embrapa apresenta produção de etanol de 2ª geração em feiras pelo Brasil
SBPC terá jornada científica da Embrapa na Bahia
SP discute mercado do etanol com o Japão