Embrapa e Reino Unido pesquisam biocombustíveis de 2ª geração



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mantém, até 19 de março, o processo de seleção para o aperfeiçoamento de curta duração no Reino Unido que faz parte do projeto “Inglaterra-Brasil: pesquisa com biocombustíveis de segunda geração”, aprovado em 2009, entre a Embrapa Agroenergia e Universidades e Centros de Pesquisa do Reino Unido.

Podem participar analistas e pesquisadores da Embrapa e das instituições parceiras do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). O projeto envolve o envio para o Reino Unido de até 15 profissionais, pelo período de 6 meses, para que desenvolvam pesquisas em laboratórios de centros de pesquisa.

Na primeira etapa do edital, foram selecionados quatro pesquisadores que, a partir desse mês, irão para a Inglaterra e Escócia. A pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Cristina Machado, será a primeira representante do grupo. A partir do dia 22 de março, ela estará na Universidade de Nottingham (Inglaterra), para acompanhar e desenvolver técnicas de processo fermentativo e isolar microrganismos para a produção de etanol de 2º geração.

Em parceria com a professora da Universidade, Katherine Smart, considerada referência mundial em metabolismo de leveduras, Cristina irá desenvolver técnicas que também serão aplicadas paralelamente nos trabalhos de laboratório da Embrapa Agroenergia.

A Inglaterra tem mostrado interesse em desenvolver pesquisas com a Embrapa, nas áreas de biocombustíveis, especialmente para o etanol. “Dessa forma, o acordo vai fortalecer essa parceria. É importante para a Embrapa e para eles”, aponta a pesquisadora. Para Cristina, a oportunidade pode abrir portas para que outros intercâmbios ocorram.

Os profissionais interessados em participar desse intercâmbio podem obter mais informações na página da Embrapa Agroenergia www.cnpae.embrapa.br ou pelo telefone (61) 3448-1582, com o Luiz Carlos Rodrigues.

Fonte:
Embrapa



10/03/2010 14:53


Artigos Relacionados


Embrapa e Reino Unido pesquisam bicombustíveis de 2ª. geração

Reino Unido é uma monarquia constitucional

Cinco unidades da Embrapa pesquisam uso do pinhão manso em biocombustível

Turismo no Brasil é destaque no Reino Unido

Bolsista vence concurso de arquitetura no Reino Unido

Autoridade do Reino Unido destaca parceria com o Brasil